Topo
Blog Física na Veia

Blog Física na Veia

Nascer da Lua Cheia no Perigeu. Agora!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

19/02/2019 20h21

Animação de imagens da Lua Cheia no perigeu rompendo a parede de nuvens sobre a serra em São João da Boa Vista, SP.

 

No post anterior abordei o tema Lua Cheia no perigeu que muitos têm chamado de Superlua. E avisei sobre o fenômeno que está acontecendo agora e ao longo desta noite de Lua Cheia.

Fiz alguns registros da Lua Cheia "turbinada" nascendo agora a pouco, por volta das 19h, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, pela janela do meu apartamento. Apesar das nuvens baixas, deu para ver bem o farol ascendo ao céu.

Adoro quando o perfil da serra é desenhado pela luz do luar. Numa Lua "turbinada" como a de hoje o efeito é ainda mais contundente. Confira na imagem logo abaixo.

O perfil da serra desenhado pela luz do luar e as luzes do meu bairro.

 

E por fim uma imagem da Lua Cheia em close, abusando do zoom óptico 30X da câmera. Note que a Lua Cheia está quase escapando das nuvens. O tom amarelado é típico da Lua nascendo ainda bem próxima do horizonte. Mais tarde ela assumirá o tradicional tom prateado.

A Lua Cheia (em close) numa brecha entre as nuvens.

 

Aproveite que hoje a Lua está um pouco maior e com o luar potencializado para observá-la. Vale a pena! Chame os amigos!

E, se quiser aprofundar o tema Lua Cheia no perigeu, neste post faço algumas continhas para provar que a Lua Cheia, quando passa pelo perigeu, por ficar mais próxima da Terra, aparenta ser até 14% maior e ser até 30% mais luminosa.

 

Boas observações!

 

Abraço do prof. Dulcidio. E Física e Astronomia na veia!


Já publicado no Física na Veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."

Blog Física na Veia