Topo
Blog Física na Veia

Blog Física na Veia

Imagens do Eclipse Lunar Total desta madrugada

Prof. Dulcidio Braz Júnior

2021-01-20T19:16:26

21/01/2019 16h26

Máximo do Eclipse Lunar Total

 

Ontem, como prometido no post anterior, fiquei acordado na madrugada para acompanhar o Eclipse Lunar Total.

Infelizmente, aqui em São João da Boa Vista, interior de SP, minha cidade, o céu estava coberto de nuvens. Veja na imagem abaixo o cenário desastroso para observações astronômicas e astrofotografia.

Céu nublado, escondendo a Lua Cheia praticamente o tempo todo (registro feito com o celular)

 

Como sou persistente, montei a câmera no tripé e, de olho no céu, procurei registrar os momentos em que abria uma brecha entre uma e outra nuvem mais densa e a Lua Cheia conseguia dar as caras. Enquanto fazia minhas observações, pelo celular acompanhava a cobertura do eclipse em tempo real feita pelo canal SpaceToday do meu amigo e parceiro Sérgio Sacani mostrando o evento em vários pontos do Brasil. Foi um show!

Consegui alguns registros bastante modestos, em sua maioria com pouca nitidez já que a luz da Lua Cheia sempre estava atravessando uma camada mínima de umidade na atmosfera. Cumprindo a promessa, e como registro histórico, publico a seguir meus registros do belo fenômeno astronômico.

 

Reuni algumas das imagens acima numa animação. Confira-a abaixo.

Animação feita com imagens registradas ao longo do fenômeno

 

Só registrei o fenômeno até pouco além da sua totalidade. A Lua Cheia começou a ficar mais baixa no horizonte e justamente onde havia muitas nuvens densas inviabilizando cada vez mais possíveis tentativas de novos registros astrofotográficos.

 

Abraço do prof. Dulcidio. E Física e Astronomia na veia!


Já publicado no Física na veia!

[28/07/2018]  Elipse Lunar e aporximação de Marte: registros astrofotográficos


Este post também foi publicado no Física na veia! (Steemit) neste link.

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."