Topo

Física na Veia

Alô alô Marciano!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

26/07/2018 14h50

Conversa com Bial exibido em 25 de julho de 2018. (Fonte: Globo Play)

 

Ontem saiu uma notícia espetacular: encontraram água líquida sob a calota polar em Marte! Confira aqui.

Coincidentemente, Marte está em aproximação com a Terra. A menor distância será atingida amanhã, sexta-feira, 27 de julho. Aproveitei que deu céu bom para, da janela do meu apartamento, terceiro andar, fazer alguns registros astrofotográficos do planeta vermelho com uma webcam adaptada ao telescópio.

Postei uma prévia de uma das capturas no Facebook e logo os amigos começaram a curtir e a comentar. Dentre eles, Salvador Nogueira, jornalista científico "dos bons" da Folha de São Paulo e do blog Mensageiro Sideral.

A TV estava ligada de fundo. Eu estava tratando as imagens de Marte no notebook. Conversando com o Salvador no Facebook, ouço a chamada para o programa "Conversa com Bial", olho para a TV e quem está lá? O próprio Salvador! Perguntei para ele no ato: "Você de novo no Bial? Virou sócio? Acabei de ver chamada na TV". E Salvador confirmou a nova participação no programa do qual virou uma espécie de consultor para assuntos ligados ao espaço.

Fiquei acordado brincando com as capturas de Marte e aguardando para ver o programa. E só posso dizer: foi E S P E T A C U L A R!

Tudo bem que sou suspeito. Adoro o tema exploração espacial e exobiologia. E, por conta da aproximação de Marte com a Terra, eu já estava mais do que no clima! Mas estavam em cena três feras no assunto.

O programa contou com a participação do cientista Ivair Gontijo, brasileiro, engenheiro da NASA, e que fez parte, dentre outros, do projeto do rover Curiosity que atualmente anda em solo marciano. Ivair, como bom mineiro, num dado momento do programa (olha o spoiler!) chama o jipinho de "trem". Só isso, com a linda história de vida do cientista, já valeria o programa!

Mas teve mais. Na segunda parte entrou em cena Douglas Galante, jovem cientista envolvido com Astrobiologia, ou seja, com a origem da vida e com a busca de vida em qualquer lugar, em especial fora da Terra. Neste post passei o link para um livro gratuito sobre Astrobiologia que teve Douglas Galante como um dos organizadores. Imperdível! Para baixar "na faixa", em PDF.

Como se não bastasse a capacidade de entrevistador do Bial, o tempo todo Salvador Nogueira estava por ali atento e,  com habilidade jornalística e sempre muito perspicaz,  ia pontual e cirurgicamente costurando os temas e agregando valor ao papo com informações relevantes.

Só posso dizer que foi nível ninja! Fico feliz e esperançoso, como professor e divulgador científico, que na  TV aberta do nosso Brasil tão carente de Ciência & Tecnologia possam cada vez mais existir programas de alto nível que abordem os temas ligados à C&T com qualidade e profundidade!

Como o programa passa tarde, já no início da madrugada, é provável que muita gente não o tenha visto. Vou indicá-lo  para meus alunos e para meus amigos nas redes sociais. E indico para você, caro leitor do Física na Veia! Reitero: vale muito a pena! O link é este: Globo Play.

Lembro ainda que o Salvador Nogueira já participou de outro "Conversa com Bial" junto com o astronauta Marcos Pontes. Também foi incrível! E, é claro, virou post aqui no blog!

 

Einstein, por Salvador Nogueira

Einstein para entender de vez (capa)

Salvador também escreveu um fantástico livro sobre Einstein . Tive a honra de ser leitor/crítico da obra "Einstein – para entender de uma vez" em primeira primeira mão.

O Bial, segundo me contou Salvador, elogiou o livro sobre Einstein no ar durante a gravação. Mas a edição, cuidadosa em manter o foco do tema do programa, limou este momento.

Confira detalhes deste livro super bacana neste post do Física na Veia!. Como aqui quem faz edição sou eu e tudo é motivo para termos cada vez mais Física na veia, reforço a dica!

 

E a minha astrofoto de Marte?

Ah… sim… você ficou curioso sobre o meu registro astrofotográfico de Marte? Já ia me esquecendo…

Marte

 

Não vou me aprofundar no tema astrofotografia hoje. A técnica que usei está discutida neste post caso tenha interesse.

Em breve, num post dedicado somente à astrofotografia, publico outras capturas de Marte que fiz e que ainda estou tratando.

E falo mais sobre esta delicada arte de registrar planetas com pouco recurso mas, tentando "tirar leite de pedra", com bons resultados.

Combinado?


Já publicado aqui no Física na veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."