Topo

Física na Veia

Entenda as ideias de Einstein de uma vez por todas

Prof. Dulcidio Braz Júnior

06/02/2018 17h13

"Einstein – para entender de uma vez" (capa)

 

No primeiro semestre de 2017, o jornalista científico Salvador Nogueira — da Folha de São Paulo e do Mensageiro Sideral (blog e canal no Youtube) — me fez um convite delicioso: fazer, em primeira mão, leitura crítica do seu mais novo (e futuro) livro de divulgação científica que abordaria ninguém menos do que Albert Einstein.

Aceitei de pronto! (Precisa desenhar?!) Por conta da vida corrida de professor, acabei pegando o original em cima da hora. Com pouco tempo, virei um final de semana inteiro debruçado sobre a deliciosa tarefa de ler um texto fluido e sem 'calculeira' alguma abordando as ideias de Einstein de uma maneira direta e divertida tal que qualquer pessoa, especialmente as não iniciadas em Física, possa entender de Física sem estresse. Foquei na primeira metade da obra que aborda a Física, mais a minha praia, e já sabendo, segundo o autor, que cosmólogos de respeito estavam fazendo a leitura crítica da segunda parte do livro.

A obra ficou no forno ainda por uns meses. E foi lançada só no final de outubro sob selo da revista Superinteressante da Editora Abril. Portanto, para alegria de quem gosta de divulgação científica, o livro deveria ser encontrado facilmente até mesmo nas pequenas bancas de jornal de esquina. Mas, para a minha frustração, pelo menos por aqui no interior de São Paulo, não a encontrei nem em livrarias maiores!

No final de dezembro, já sem muita esperança de ter um exemplar em mãos, arrisquei e encomendei o livro pela Amazon (www.amazon.com.br) que o vendia  sem prazo definido de entrega, ratificando ser a obra uma mosca branca. Confesso que entrou janeiro de 2018 e até me esqueci da encomenda…

Na semana passada recebi via e-mail alerta da Amazon informando que o livro estava a caminho. E ontem, finalmente, o "Einstein – para entender de uma vez" chegou em casa!

Como já estou em pleno ano letivo, ainda não tive tempo de fazer a tão desejada leitura atenta. Só dei aquela curiosa folheada. A degustação pra valer vai ficar para a semana de Carnaval que para mim será recesso escolar. Portanto, nem sei dizer quantos dos meus tantos pitacos chatos de professor e físico foram aproveitados pelo Salvador. Mas, pelo que vi/li nos originais, recomento a obra sem medo de errar! Vale muito a pena!

Segundo palavras do próprio autor, "o livro busca explicar de forma simples e clara as principais contribuições do grande físico alemão para a ciência, basicamente sedimentando os dois alicerces sobre os quais podemos compreender o Universo: a teoria da relatividade geral e a mecânica quântica".

 

Abertura do capítulo 6

 

A obra, com 312 páginas e preço de capa de pouco menos de R$ 35,00 (uma bagatela!), está assim organizada:

Introdução: Bem-vindo à mente de Einstein
Capítulo 1: A existência dos átomos
Capítulo 2: A realidade do mundo quântico
Capítulo 3: O espaço e o tempo
Capítulo 4: A equação mais famosa do mundo
Capítulo 5: A gravidade
Capítulo 6: Revoluções tecnológicas
Capítulo 7: A origem do Universo
Capítulo 8: O erro que se revelou um grande acerto
Capítulo 9: Buracos negros
Capítulo 10: Lentes de aumento cósmicas
Capítulo 11: Ondas gravitacionais
Capítulo 12: Mais rápido que a luz
Capítulo 13: Viagens no tempo
Capítulo 14: Um novo estado da matéria
Capítulo 15: Teletransporte quântico
Capítulo 16: A teoria final

Contracapa da obra

 

Fica a dica: diversão garantida, com qualidade de informação e preço justo! Se passar por uma banca de jornais, revistaria ou livraria, já sabe: olho no "Einstein"! Ou então faça como eu e compre pela web. Um dia chega.

Fica também um pedido especial deste velho professor aos editores da Super/Abril: podem rodar pelo menos mais 20.000 exemplares e espalhar Einstein pelo Brasil. Garanto que não sobra nas bancas. E a boa divulgação científica, desde já, agradece!


Para saber mais

  • Texto do próprio Salvador Nogueira sobre o livro (no blog "Mensageiro Sideral")

 

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."