Topo

Física na Veia

Escola de Física do CERN 2018: Inscrições Abertas

Prof. Dulcidio Braz Júnior

11/05/2018 15h53

 

O CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear mantém o programa "Escola de Física no CERN" destinado a professores de nível médio. Durante este evento, os professores têm aulas sobre Física de Partículas e áreas afins bem como participam de sessões experimentais e visitas aos laboratórios em todo o complexo do CERN em Genebra, na Suíça.

Em 2009, como uma ampliação da cooperação do CERN com o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Portugal, foi aberta a possibilidade de participação de professores brasileiros neste programa, atividade que desde então vem sendo realizada anualmente.

Professores brasileiros participantes da Escola de Física do CERN 2010

 

Em 2010 tive o privilégio de conquistar uma das 20 vagas para professores bolsistas e pude conhecer de perto o CERN que abriga nada menos do que o LHC – Large hadron Collider, o maior acelerador / colisor de partículas já construído pelo homem e, sem dúvida alguma, a mais complexa máquina de todos os tempos. Foi no LHC que foi confirmada a existência do Bóson de Higgs que rendeu Nobel de Física em 2013.

Minha visita ao LINAC 2, o primeiro estágio (de um total de cinco) do complexo de aceleradores do CERN que culmina no LHC.

A Escola de Física do CERN 2018 acontecerá entre 2 e 8 de setembro. Professores brasileiros estarão ao lado de colegas professores do ensino médio de Portugal e de países da África que falam português. Mas, antes do evento em Genebra, os professores brasileiros também participarão de uma visita ao LIP, em Lisboa, entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro.

O SPRACE – São Paulo Research and Analysis Center, junto com o Instituto Principia e a SBF – Sociedade Brasileira de Física coordenam o processo de inscrição e seleção de professores brasileiros de ensino médio que podem se candidatar para uma das até vinte vagas para participação na versão 2018 da Escola do CERN.

As inscrições ficam abertas até o dia 29/05/2018.  Saiba mais detalhes acessando o edital. Quaisquer dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail escolacern@gmail.com.

Fica a dica!

 

Livro: coletânea de textos de participantes da Escola do CERN

Capa da obra

 

Em 2015 foi lançado o livro Nós, professores brasileiros de Física do ensino médio, estivemos no CERN (confira mais detalhes neste post).

Trata-se de uma coleção de textos com depoimentos de alguns dos professores brasileiros que participaram das diversas edições da Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa.

O livro está assim organizado:

Capítulo 1 – O CERN e a Física de Partículas
Capítulo 2 – A Escola de Física em Língua Portuguesa
Capítulo 3 – Preparando-se para ir ao CERN
Capítulo 4 – Experiências vividas no CERN
Capítulo 5 – A sala de aula pós CERN

Ao todo são 43 artigos escritos por 49 professores, dentre os quais o meu próprio artigo "Nunca mais minhas aulas foram as mesmas" onde apresento inúmeros exemplos que mostram como usar o LHC como pano de fundo e motivação para muitas aulas que vão da Física Clássica até a Física Moderna.

O livro, com 544 páginas, pode ser adquirido na Livraria da Física por apenas R$ 40,00 mais frente. Quem estiver sem grana e/ou preferir ler a versão digital, pode fazer download gratuito do livro em PDF.


Já publicado no Física na Veia!

(*) Post na plataforma antiga do blog

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."