Escola de Física do CERN 2018: Inscrições Abertas
O CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear mantém o programa "Escola de Física no CERN" destinado a professores de nível médio. Durante este evento, os professores têm aulas sobre Física de Partículas e áreas afins bem como participam de sessões experimentais e visitas aos laboratórios em todo o complexo do CERN em Genebra, na Suíça.
Em 2009, como uma ampliação da cooperação do CERN com o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Portugal, foi aberta a possibilidade de participação de professores brasileiros neste programa, atividade que desde então vem sendo realizada anualmente.
Em 2010 tive o privilégio de conquistar uma das 20 vagas para professores bolsistas e pude conhecer de perto o CERN que abriga nada menos do que o LHC – Large hadron Collider, o maior acelerador / colisor de partículas já construído pelo homem e, sem dúvida alguma, a mais complexa máquina de todos os tempos. Foi no LHC que foi confirmada a existência do Bóson de Higgs que rendeu Nobel de Física em 2013.
A Escola de Física do CERN 2018 acontecerá entre 2 e 8 de setembro. Professores brasileiros estarão ao lado de colegas professores do ensino médio de Portugal e de países da África que falam português. Mas, antes do evento em Genebra, os professores brasileiros também participarão de uma visita ao LIP, em Lisboa, entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro.
O SPRACE – São Paulo Research and Analysis Center, junto com o Instituto Principia e a SBF – Sociedade Brasileira de Física coordenam o processo de inscrição e seleção de professores brasileiros de ensino médio que podem se candidatar para uma das até vinte vagas para participação na versão 2018 da Escola do CERN.
As inscrições ficam abertas até o dia 29/05/2018. Saiba mais detalhes acessando o edital. Quaisquer dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail escolacern@gmail.com.
Fica a dica!
Livro: coletânea de textos de participantes da Escola do CERN
Em 2015 foi lançado o livro Nós, professores brasileiros de Física do ensino médio, estivemos no CERN (confira mais detalhes neste post).
Trata-se de uma coleção de textos com depoimentos de alguns dos professores brasileiros que participaram das diversas edições da Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa.
O livro está assim organizado:
Capítulo 1 – O CERN e a Física de Partículas
Capítulo 2 – A Escola de Física em Língua Portuguesa
Capítulo 3 – Preparando-se para ir ao CERN
Capítulo 4 – Experiências vividas no CERN
Capítulo 5 – A sala de aula pós CERN
Ao todo são 43 artigos escritos por 49 professores, dentre os quais o meu próprio artigo "Nunca mais minhas aulas foram as mesmas" onde apresento inúmeros exemplos que mostram como usar o LHC como pano de fundo e motivação para muitas aulas que vão da Física Clássica até a Física Moderna.
O livro, com 544 páginas, pode ser adquirido na Livraria da Física por apenas R$ 40,00 mais frente. Quem estiver sem grana e/ou preferir ler a versão digital, pode fazer download gratuito do livro em PDF.
Já publicado no Física na Veia!
- [04/07/2017] Bóson de Higgs: Cinco Anos da Histórica Descoberta
- [29/06/2017] Crise: professores brasileiros podem ficar fora da Escola do CERN 2017
- [23/06/2017] Uma canção de amor para a Física de Partículas
- [16/06/2016] Livro da Escola de Física do CERN: comprar ou baixar
- [03/06/2015] O LHC está de volta
- [26/01/2015] Nós estivemos no CERN
- [28/08/2012] Jovem brasileira recebe prêmio de Higgs (*)
- [06/07/2012] Partícula de quem? (*)
- [08/10/2013] Nobel de Física 2013 (*)
- [16/12/2010] O Brasil um pouco mais perto do CERN (*)
- [05/09/2010] O sonho de estar no CERN (*)
- [30/03/2010] 7 TeV: LHC bateu recorde de energia (*)
- [25/09/2008] Quase encontrei o bóson de Higgs (*)
(*) Post na plataforma antiga do blog
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.