Topo

Duas voltas na Terra. E de carro!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

02/11/2016 15h52

 

Você sabe exatamente quão grande é o nosso planeta, a Terra? Uma maneira didática de tentar imaginar o tamanho da Terra, aproximadamente esférica, é pensar na medida do seu raio r =  6371 km, valor obtido no plano do equador. Nosso planeta, você deve saber, é ligeiramente achatado nos pólos. Se medíssemos o seu raio numa direção que passasse pelos pólos, encontraríamos um valor um pouco menor.

Uma bola oficial de futebol, para comparação, tem aproximadamente 22 cm de diâmetro, ou seja, raio r = 11 cm. Precisaríamos enfileirar aproximadamente 58.000.000 de bolas de futebol (tamanho oficial) para obter distância equiavalente ao diâmetro do nosso planeta.

Você se lembra como é possível calcular o perímetro (ou arco completo) L de uma circunferência? Basta fazer a conta L = 2.π.r onde r é o raio da circunferência e π, de valor aproximado 3.14, o famoso número pi.

Usando essa ideia, a circunferência (ou perímetro) da Terra, no plano do equador, vale L = 2.π.r = 2 x 3,14 x 6371 que dá, aproximadamente, 40.000 km.

Lembrei-me disso ontem quando meu carro, que tirei zero quilômetro da concessionária, completou 80.000 km. Veja a prova logo abaixo em imagem que eu mesmo fiz, parando o carro com segurança no acostamento da estrada para registrar o exato momento!

Hodômetro do meu carro registrando 80000 km rodados (ou "duas voltas na Terra")

 

Achou exagerada a importância que dei à marca a ponto de considerá-la digna de foto? Explico. Se pensar bem, desde que comprei meu carro zero, já andei com ele 80.000 km, o dobro de 40.000 km. Na prática, é como se eu tivesse dado duas voltas completas na Terra sobre a linha do equador. Pensando assim, completar 80.000 km foi ou não foi um momento "histórico"?

Antes que você diga que isso é coisa de físico, ratifico que é mesmo! Tanto é verdade que, quando "dei a primeira volta na Terra" com meu carro, fiz equivalente registro fotográfico do hodômetro do veículo mostrando a marca de 40.000 km e escrevi um post aqui no blog. Se comparar as duas fotos, vai ver que curiosamente as duas marcas foram feitas praticamente no mesmo horário (6:38 e 6:40). E foi na mesma estrada, subindo a serra para lecionar em Poços de Caldas, MG. Mas isso eu deixo para os numerólogos "explicarem".

E você? Quantas voltas já deu na Terra com o seu carro? Deixe o seu comentário.


Já publicado no Física na Veia!

* post na plataforma antiga do blog

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Duas voltas na Terra. E de carro! - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."