Volta ao mundo de carro
Não faz muito tempo que meu carro completou 40000 km rodados. A foto acima, feita às 6h38min de uma manhã fria (temperatura ambiente de 11 ºC), enquanto eu subia a serra para lecionar em Poços de Caldas/MG, comprova a marca.
Antes que você estranhe e me pergunte por que razão fotografei o hodômetro do meu carro marcando exatamente 40000 km, explico.
A Terra, nosso planeta, é praticamente uma esfera com ligeiro achatamento polar e raio equatorial de aproximadamente 6371 km.
O comprimento de uma circunferência qualquer, inclusive a circunferência do Equador, pode ser calculado por
onde r é o raio da circunferência e π o conhecido número pi.
No caso da Terra (veja imagem abaixo), r = 6371 km (valor aproximado). E o número pi, bastante manjado, vale π = 3,14 (valor também aproximado).
Faça as contas comigo: L = 2 x 3,14 x 6361 = 40000 km (aproximadamente).
A foto acima, mostrando o hodômetro do meu carro, é simbólica. É como se naquele momento em que meu carro completava 40000 km rodados eu estivesse dando uma volta completa no mundo! E de carro? Entendeu?
Na prática não tem como realizar essa façanha porque o Equador passa por regiões de terra firme mas também por áreas oceânicas onde um carro não pode trafegar. Mas é simbólico, concorda?
Eu sei que você vai dizer que isso é coisa de físico maluco? Mas que nada! Para fazer a foto, parei no acostamento, liguei o pisca alerta, e só então fiz o registro da imagem com o celular, com toda a segurança. Não sou tão maluco quanto possa parecer! Mas que fique claro: sou físico!
Já publicado no Física na Veia!
- [14/03/2014] Hoje é o "Pi Day"
- [08/12/2008] Com que velocidade a Terra gira?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.