Primeiro dia de outono
Prof. Dulcidio Braz Júnior
20/03/2016 11h38
Quer ver o Sol nascer? Olhe para leste. Certo? Quase.
O Sol não nasce exatamente no ponto cardeal leste mas ao redor dele, dependendo da época do ano. Somente em dois dias do ano, chamados equinócios, o Sol nasce exatamente no leste.
Hoje, equinócio de outono (no hemisfério sul) ou de primavera (no hemisfério norte) o Sol nasceu exatamente no ponto cardeal leste. A foto acima registra o nascer do Sol por trás da serra aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Brasil, alguns minutos depois das 6 h. O Sol apontou no horizonte exatamente no ponto cardeal leste.
A partir de agora, até o solstício de inverno que ocorre em junho e marca o início do inverno no hemisfério sul, o Sol vai nascer cada vez mais para a esquerda do ponto cardeal leste (a rigor, mais para o norte). O Sol fará seu movimento aparente indo cada vez mais para o norte, para aquecer o hemisfério norte da Terra (onde vai acontecer o verão) e esfriar o hemisfério Sul do planeta (onde teremos inverno).
Depois do solstício, o Sol retorna cada vez mais para leste e em setembro volta a nascer exatamente no ponto cardeal leste, noutro equinócio (de primavera no hemisfério sul e de outono no hemisfério norte). E daí para frente faz seu movimento aparente nascendo cada vez mais para a direita do ponto cardeal leste (a rigor, para o sul), até o solstício de verão (no hemisfério sul) ou de inverno (no hemisfério norte).
A imagem abaixo resume o movimento aparente do Sol nascente ao longo de um ano a partir de hoje, 20 de março de 2016, equinócio de outono no hemisfério sul, até o próximo equinócio de outono, no ano que vem.
E vale observar que estamos na fase da Lua Crescente. Na próxima quarta-feira, dia 23 de março, teremos a primeira Lua Cheia depois do equinócio de outono (no hemisfério sul). O primeiro domingo, depois da primeira Lua Cheia que ocorre logo após o equinócio de outono (no hemisfério sul) é definido como Domingo de Páscoa, como explicado nesse post que também justifica o Carnaval tão cedo em 2016, logo no começo do mês de fevereiro.
Aproveite bem o seu domingo, início de outono. E que o outono possa amenizar a "altíssima temperatura" dos últimos dias aqui no Brasil. Que os ânimos se acalmem. Que as paixões partidárias enfraqueçam e, com lucidez, possamos recuperar o amor pela nossa Nação, acima de tudo!
Já publicado no Física na Veia!
- [05/02/2016] Por que o Carnaval acontece tão cedo em 2016?
- [31/12/2015] Feliz Ano Novo de 366 dias!
- [22/12/2015] Hoje é outro dia do Sol parar
- [24/06/2015] Por que temos quatro estações no ano?
- [21/06/2015] Hoje é dia do Sol parar
- [16/03/2008] Carnaval, Páscoa, e outras datas religiosas móveis (*)
- [07/04/2007] Por que a data da Páscoa muda a cada ano? (*)
(*) post publicado na plataforma antiga do blog
Sobre o autor
Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.
Sobre o blog
"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."