Cobertura do Eclipse Total da "Superlua"
Prof. Dulcidio Braz Júnior
27/09/2015 18h41
Por volta das 18h20min, câmera no tripé, tudo pronto, mas nada da super lua que já nasceu… Malditas nuvens!
18h20min – A "Superlua" já nasceu. Mas não consigo vê-la por conta das nuvens… (imagem acima)
Como sou otimista, a câmera digital com a bateria em 100% de carga já está fixa no tripé. Tudo pronto. Se as nuvens derem uma brecha, observo e registro a Lua Cheia "turbinada", mais conhecida como Super Lua.
Mais tarde, por volta das 21h, começa o eclipse. A melhor parte será entre 22h e 24h. Quem sabe até lá o céu abre um pouco e nos deixa ver o espetáculo…
18h31min – A Super Lua Cheia apareceu tímida, por uns segundos, por trás das nuvens. Nem dá para perceber que a Lua está Super!
18h43min – Dá para perceber o luar "turbinado" por trás das nuvens. Mas é só… Difícil até de acertar o foco!
18h59min – A melhor foto até agora. A Lua Cheia deu as caras num buraco entre as nuvens. Ah…. se o céu estivesse limpo…
20h03min – Parece que o céu vai limpar! Falta pouco mais de 1h para o início da fase penumbral que é bem sutil. Mas até por volta das 22h, quando vai começar a totalidade do eclipse, a melhor parte do fenômeno, há boa chance do céu estar bem limpo!
Já não consigo ver a "Super" Lua Cheia da janela do meu apartamento. Logo mais vou descer para, a céu aberto, registrar o eclipse.
Deixo um link para o Astronomia ao Vivo, hangout de amigos que estão cobrindo o evento. Se der, mais tarde entro no papo. Mas preciso "trabalhar" nos registros fotográficos!
22h13min – A "Super" Lua Cheia começa a mergulhar na umbra da Terra. Está começando a fase da totalidade.
22h23min – E a "Super" Lua Cheia vai sendo "comida" pela beirada por efeito do mergulho na umbra.
22h53min – E a "Super" Lua vai sumindo aos poucos. E continuo brigando com as nuvens. Todas as imagens foram feitas em brechas ocasionais. Quase deu eclipse do eclipse.
Depois da imagem acima o céu nublou geral. Quase nem dava para ver a Lua avermelhada na totalidade do eclipse. Paciência….
Abriram umas duas ou três brechas e, rapidamente, peguei a a "Lua Sangrenta" que não tem sangue mas muita luz vermelho-alaranjada. Linda! Ainda que por poucos segundos…
23h22min – Finalmente vi a cara da "Super" Lua Cheia eclipsada. Aproveitei uma brecha entre as nuvens, coisa de 15 s, e fiz uma foto com exposição de 1,6 s para garantir luminosidade. Deu certo!
Depois dessa imagem fiz mais umas duas, sempre brigando com as nuvens.
A galera do condomínio que estava comigo desanimou porque o céu fechou geral. Continuei observando por mais uns 15 minutos. Mas a chuva voltou. Acabou a brincadeira.
Mas valeu a pena! Com paciência, perseverança, venci as nuvens! E agora posso dizer que fui testemunha ocular de um belíssimo eclipse num dia de Super Lua Cheia!
__________________
E você, está vendo a Super Lua? Deixe seu comentário aqui e também na nossa fanpage!
O que é e como ocorre uma "Superlua"?
Como é um eclipse lunar total? Por que a Lua Cheia fica vermelha?
Vídeo da NASA (em inglês)
Cronologia do evento
Não percada nada do eclipse!
– Lua Cheia totalmente dentro da região de penumbra: 22h07min11s
– Lua Cheia totalmente dentro da região de umbra (início da fase total): 23h11min10s
– Lua Cheia começa a sair da umbra: 00h23min05s
– Lua Cheia totalmente dentro da região de penumbra (fim da fase total): 01h27min03s
– Lua Cheia sai da penumbra (fim do eclipse): 4h22min27s
Para ver
"Superlua" ilumina o céu do mundo inteiro (álbum do UOL Ciência)
Sobre o autor
Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.
Sobre o blog
"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."