Está de quarentena? Aproveite para ver o céu noturno! (II)
Ontem, neste post, lancei a ideia do "astroisolamento". Já que estamos em quarentena na tentativa de controlar a contaminação pelo coronavírus, uma boa ideia é aproveitar este período para olhar o céu, atitude introspectiva de conexão com a Natureza e o Universo, oportunidade para acalmar-se e refletir sobre a vida e os valores humanos. Por conta de menos trânsito nas cidades, temos menos poluição atmosférica. Desta forma, o céu está mais limpo, o que facilita as observações astronômicas a olho nu.
Comentei que Marte, Saturno e Júpiter estarão visíveis nas madrugadas por estes dias, tentando encorajar a quem quisesse observá-los logo acima do horizonte leste. Na imagem lá do topo você confere o registro fotográfico que fiz da janela do meu apartamento, em segurança, por volta das 2h30min. Não consegue reconhecer quem é quem na foto? Abaixo você confere a mesma imagem, agora legendada.
Também convidei os meus leitores a olharem o céu logo acima do horizonte oeste, ao entardecer. Ali, atualmente, podemos observar Vênus que, apesar de ser um planeta, a olho nu é um ponto de aparência estelar e muito brilhante! Fiz, com segurança, e sem contato com outros moradores, o registro de Vênus sobre os prédios do meu condomínio ao cair da tarde de hoje.
Na imagem a seguir, fui "buscar" Vênus com o zoom óptico da câmera. Notem o farol!
A Lua Crescente também está linda. Espia lá fora! Neste post de ontem, publiquei uma captura da Lua ainda com a luz do dia.
Reforço o meu convite: aproveite o isolamento social horizontal, medida sensata e ancorada na Ciência, para observar o céu por estes dias. Anote aí o que poderemos ver sem muito esforço ou conhecimento prévio sobre o céu:
- Lua Crescente, até tornar-se Cheia na terça-feira. Depois minguante nos dias subsequentes;
- Os planetas Marte, Saturno e Júpiter acima do horizonte leste, nas madrugadas, a partir de 1h30min (horário de Brasília);
- O planeta Vênus ao entardecer, acima do horizonte oeste, compondo o cenário crepuscular.
Se começar a olhar o céu, vai acabar descobrindo outros objetos interessantes. O risco é, como eu, ficar viciado! Mas garanto que é um vício sem nenhum efeito colateral nocivo. Pelo contrário. Olhar o céu só faz bem! Acalma. E nos remete às nossas origens. Afinal, como já disse Carl Sagan, "somos poeira de estrelas"¹.
Cuide-se! Cuide dos seus! Cuide de quem puder! Nos cuidemos todos!
Vamos vencer esta etapa difícil juntos, numa gigantesca colaboração planetária, sempre com o pé fincado na Ciência!
Abraço do prof. Dulcidio! Física, sensatez e todo cuidado, na veia!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.