PUBLICIDADE
Topo

É científico: a Lua influencia o Carnaval!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

24/02/2020 15h06

A Astronomia é fundamental para a determinação da data do Carnaval

 

Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza (mas que beleza)
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

Eu tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza

("País Tropical", Jorge Ben Jor)

 

Jorge Ben Jor, em "País Tropical", afirma categoricamente que em fevereiro tem Carnaval.

A música é sensacional! Jorge Ben Jor é genial! E por isso tem total licença poética para dizer esta "quase" verdade.

Não entendeu? Explico.

A terça-feira de Carnaval acontece sempre 47 dias antes do Domingo de Páscoa.

E o Domingo de Páscoa é sempre o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que acontece depois de 21 de março¹.

Assim, dependendo do ano, a terça-feira de Carnaval pode cair no mês de março. Quando isso acontece, em fevereiro não tem Carnaval. No ano passado, a terça-feira de Carnaval foi 05/março. Lembra?  Em 2020 e em 2021 teremos Carnaval em fevereiro. Em 2022 voltaremos a ter uma terça-feira de Carnaval em março, no dia 01. Logo, dizer que em fevereiro tem Carnaval é "quase" uma verdade.

Veja, a seguir, como foi determinada a data desta terça-feira de Carnaval em 2020. E aprenda a encontrar a data certa da terça-feira de Carnaval além de outras datas móveis para qualquer ano.

Eu sei que é mais fácil e muito mais rápido consultar um calendário pronto. Mas, partindo da Astronomia, garanto que é muitíssimo mais divertido! Se estiver com pressa, consulte logo um calendário. Se tiver tempo, leia meu post e divirta-se!

Vamos ao que interessa?

Determinação da data da Terça-feira de Carnaval em 2020

Antes de tudo, sempre procure saber quando é que vai acontecer a primeira Lua Cheia depois de 21 de março¹. Esta é a regra básica para qualquer ano.

Usei este Calendário Lunar  on line e descobri que a primeira Lua Cheia (Full Moon) depois de 21/março ocorre em 07/abril/2020. Veja o resultado do site para São Paulo, ao longo de 2020:

Calendário lunar obtido pelo timeanddate.com.

 

Olhando num calendário 2020, o próximo domingo depois de 7/abril/2020, data em que ocorre a primeira Lua Cheia depois de 21/março¹, será o Domingo de Páscoa. Confira:

Já sabemos, portanto, que o Domingo de Páscoa em 2020 será no dia 12 de abril. Sábado da Aleluia é um dia antes e, portanto, 11 de abril. E a Sexta-feira Santa, dois dias antes da Páscoa, 10 de abril.

Para encontrar a data exata da terça-feira de Carnaval, retrocedemos 47 dias a partir da data do Domingo de Páscoa. Confira a contagem na imagem abaixo:

Concluímos, pela contagem acima, que a terça-feira de Carnaval em 2020 é no dia 25/fevereiro!

Para saber a data do feriado de Corpus Christi, sempre uma quinta-feira, basta contar 60 dias adiante a partir da data do Domingo de Páscoa. Experimente! E vai descobrir que em 2020, 60 dias depois de 12/abril, Páscoa, será 11 de junho.

É o ciclo lunar que determina, anualmente, a data da Páscoa, a data do Carnaval, e outras datas móveis. Primeiro encontramos a data do Domingo de Páscoa, usando o critério astronômico descrito acima. É a referência a partir da qual encontramos todas as outras datas móveis contando dias ANTES e dias DEPOIS da Páscoa, como indicado na tabela abaixo.

Tabela com as datas móveis.

 

Um ano bissexto, como 2020, não atrapalha o cálculo das datas móveis?

A resposta é NÃO!

Em anos bissextos temos um dia a mais, exatamente o dia 29 de fevereiro. Mas continuamos a ter, obviamente, semanas de sete dias. Veja, no calendário acima, que se não tivéssemos 29 de fevereiro, que neste ano cai num sábado, o dia 01 de março seria no sábado em vez de domingo. Mas a contagem de dias (retângulos na grade do calendário) continuaria igual porque 47 dias antes de um Domingo de Páscoa sempre será uma terça-feira que, por definição, é sempre a terça de Carnaval. Deu para entender?

Se quiser saber mais sobre anos bissextos, sugiro este post daqui mesmo do Física na veia!.

________

Viu só como a Lua influencia cientificamente a data do Carnaval?

Espera! Se você não percebeu onde está a Ciência neste caso, saiba que a determinação exata de cada uma das fases da Lua é um problema nada trivial de Mecânica Celeste. Aí está a Ciência! Leis da Física. Newton ancorado nos ombros de gigantes como Galilei e Kepler, por exemplo. Por trás do site que sugeri para calcular as fases da Lua rodam equações baseadas na Física. E Física é Ciência. Ou não?!² 

A determinação da data do Carnaval é AstroNoMia pura! Mas nem tente trocar N e M respectivamente por L e G! Aí já não garanto mais nada!

 

Abraço do prof. Dulcidio! Excelente Carnaval 2020! E Física (e Astronomia) na veia!


¹ 21 de março é a data aproximada do equinócio de outono no hemisfério sul ou de primavera no hemisfério norte que, dependendo da localidade, ocorre entre 20 e 21 de março.
² O texto foi atualizado em 26/02/2020, às 22h06min, neste tom de azul, em respeito a alguns comentários de leitores que reclamaram de que não haveria Ciência no post, contradizendo o próprio título. Que fique claro: há sim. 🙂 

Já publicado no Física na veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."

Blog Física na Veia