Topo

Física na Veia

Equinócio: vai começar o outono ao sul do equador!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

20/03/2019 18h58

O Sol nascente registrado ao longo de um ano em solstícios e equinócios consecutivos

 

Hoje o Sol nasceu exatamente no ponto cardeal leste. Isso acontece duas vezes ao ano nas datas chamadas equinócios.

O equinócio de hoje, de outono para o hemisfério sul, marca o início oficial do outono ao sul do equador. Para os habitantes ao norte do equador da esfera terrestre (sim, acredite, a Terra é esférica!), o equinócio é de primavera e marca o início desta estação por lá.

Na imagem acima, publicada neste post, mostro o nascer do Sol capturado da janela do meu apartamento em solstícios e equinócios ao longo de um ano. Note que o Sol não nasce sempre a leste mas em torno do leste. Na imagem abaixo legendo as fotos para melhor compreensão dos meus leitores.

O Sol nascente registrado ao longo de um ano em solstícios e equinócios consecutivos (legendado)

 

O horário oficial de início do outono 2019 ao sul do equador é, segundo o astrônomo Irineu Gomes Varella, 18h58min (horário de Brasília), exatamente a hora da publicação deste post! Confira a seguir o seu astrocard com informações astronômicas precisas deste evento astronômico.

Astrocard

Astrocard do prof. Irineu Gomes Varella

 

Confira outros astrocards (sensacionais!) do prof. Irineu em http://astrocards.tumblr.com.

E, se quiser aprofundar o tema solstícios, equinócios, e estações do ano, confira este meu post.

 

Abraço do prof. Dulcidio. Um excelente outono 2019! E Física e Astronomia na veia!


Já publicado no Física na Veia!

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."