Topo
Blog Física na Veia

Blog Física na Veia

Imagens da conjunção Lua/planetas na madrugada que passou

Prof. Dulcidio Braz Júnior

2031-01-20T19:17:50

31/01/2019 17h50

Lua Minguante e planetas na madrugada no céu de São João da Boa Vista, SP, pouco antes do nascer do Sol de hoje (31/janeiro/2019)

 

No post anterior publiquei imagens feitas com celular da conjunção da Lua Minguante com os planetas Júpiter, Vênus e Saturno. E anunciei que nas madrugadas dos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro ainda seria possível observar os astros em aproximação aparente no céu.

Madruguei hoje para fazer novas astrofotografias, desta vez com a câmera digital. A imagem acima mostra a Lua e os planetas Júpiter, Vênus e Saturno pouco antes do nascer do Sol no céu de São João da Boa Vista, SP, minha cidade, hoje (31/janeiro/2019).

A imagem abaixo é a mesma lá do topo, mas legendada: J (Júpiter), L (Lua), V (Vênus) e S (Saturno).

A mesma cena, agora legendada.

 

Na próxima foto dei zoom nos astros mais próximos no firmamento:  Júpiter (acima), a Lua Minguante (no meio), e Vênus (abaixo). Note que a Lua, na fase minguante, estava só uma "casquinha".

Júpiter (acima), Lua Minguante (no meio) e Vênus (abaixo).

 

Diminuindo um pouco o zoom, registrei logo acima de Júpiter/Lua/Vênus a constelação do Escorpião. Consegue reconhecê-la? São várias estrelas enfileiradas que lembram no final um anzol, justamente a cauda do escorpião! Confira na próxima astrofotografia.

A Lua Minguante e os planetas Júpiter e Vênus logo abaixo da constelação do Escorpião.

 

O espetáculo da aproximação aparente da Lua Minguante com os planetas Júpiter, Vênus e Saturno continua nas próximas madrugadas. Se puder, veja ao vivo!

Não é preciso nenhum instrumento. Dá para ver tudo a olho nu. No post anterior postei simulações das posições dos astros com dicas de como encontrá-los no céu nas próximas madrugadas. Garanto que é fácil. E o espetáculo é lindo! 

Bons céus!

 

Abraço do prof. Dulcidio. E Física e Astronomia na veia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."