Topo

Física na Veia

Lua Minguante e três planetas para ver nas madrugadas

Prof. Dulcidio Braz Júnior

30/01/2019 18h40

São João da Boa Vista, SP, hoje (30/jan/2019), 5h30min. Imagem obtida pelo celular.

 

Hoje, 5h30min, quando acordei para subir a serra e lecionar em Poços de Caldas, MG, a 45 km daqui de São João das Boa Vista, SP, vi pela janela uma linda conjunção Lua/Júpiter/Vênus/Saturno .

Na pressa, com tempo contado para a viagem, fotografei a cena rapidinho pelo celular. Propositalmente eu já havia deixado o tripé montado perto da janela. O resultado está na imagem logo acima.

Reconhece os astros? Dou uma mãozinha logo abaixo com a mesma imagem legendada.

São João da Boa Vista, SP, hoje (30/jan/2019), 5h30min. . Imagem obtida pelo celular, agora legendada.

 

Antares, estrela alfa da constelação de escorpião, uma supergigante vermelha de brilho vermelho-alaranjado bem característico, acabou aparecendo "de carona" na cena.

O ponto luminoso colado na serra e logo abaixo de Saturno é a iluminação artificial do Pico do Gavião, um mirante localizado na divisa com Minas Gerais e onde tem uma rampa bastante conhecida para praticantes de voo livre.

Na imagem abaixo você confere a Lua, Júpiter e Vênus com um pouco mais de zoom, cena também capturada pelo celular.

 

Lua (acima), Júpiter (no meio) e Vênus (abaixo). Imagem obtida pelo celular.

 

Gostou das imagens? Saiba que você também pode observar estes astros ao vivo nas próximas madrugadas. É fácil! E não precisa de nenhum instrumento óptico!

Siga as minhas dicas abaixo e torça para o céu estar limpo.

 

Como observar os astros nas próximas madrugadas

Pouco antes de amanhecer, por volta das 5h30min, olhe para o leste (lado em que o Sol vai nascer). Você já vai ver uma "casquinha" de Lua Minguante. E perto dela os pontinhos luminosos. Não tem como errar!

Confira abaixo simulações do céu para as próximas madrugadas dos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro. Embora as simulações sejam feitas para as coordenadas da minha cidade, valem como boa referência para todo o Brasil.

Simulação do céu, horizonte leste (L), para 31/janeiro/2019, 5h30min, para São João da Boa Vista, SP.

 

Simulação do céu, horizonte leste (L), para 01/fevereiro/2019, 5h30min, para São João da Boa Vista, SP.

 

Simulação do céu, horizonte leste (L), para 02/fevereiro/2019, 5h30min, para São João da Boa Vista, SP.

 

Como a Lua está na fase minguante, ela será vista como uma "casquinha". E, com o passar dos dias, a "casquinha" vai ficando cada vez mais fininha, até desaparecer na fase da Lua Nova.

Note ainda que a Lua vai aparecendo nos próximos dias cada vez mais perto do horizonte. E  na madrugada do dia  2 de fevereiro estará "coladinha" em Saturno.

As simulações acima eu fiz com o software Stellarium, planetário desktop freeware, open source e multiplataforma. Se não o conhece, recomendo.

Bons ceús! Depois nos conta nos comentários se conseguiu observar os astros. Combinado?

Vou tentar observar e fotografar, se possível com uma câmera digital em vez do celular e sem tanta pressa para tentar melhorar a qualidade das imagens.

 

Abraço do prof. Dulcidio. E Física e Astronomia na veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."