Lua Cheia no perigeu? "Superlua"!
A órbita da Lua ao redor da Terra não é uma circunferência, mas uma elipse. E a Terra não fica no centro da órbita, mas deslocada dele. Logo, trata-se de uma órbita excêntrica, com a Terra num dos focos da elipse enquanto o nosso satélite natural faz a sua translação ao redor do nosso planeta. A figura acima ilustra a ideia geométrica.
Por conta deste "capricho cósmico", decorrência direta da Lei da Gravitação, a Lua pode passar mais perto da Terra, ponto que chamamos de perigeu, ou mais longe, ponto que denominamos apogeu. E sabemos que qualquer coisa vista de mais perto, inclusive a Lua, parecerá maior. Ao contrário, o que observamos de mais longe nos parecerá menor.
Quando coincide da Lua Cheia acontecer com o nosso satélite natural passando pelo perigeu ou perto dele, ainda que com uma diferença de poucas horas, temos uma Lua Cheia "turbinada", ou seja, ligeiramente maior e mais brilhante. É o que vem sendo chamado de "Superlua".
Se compararmos a Lua mínima (no apogeu) com a Lua máxima (no perigeu), temos uma diferença de 14% no tamanho e 30% no brilho. Neste post aprofundo o tema e faço os cálculos que nos levam a estes valores. Se quiser saber mais, dá uma olhada nele.
Aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, tudo nublado há dias. Veja panorâmica que fiz hoje pelo celular pouco depois das 11h da manhã.
Ontem, mesmo com o céu nublado na maior parte do tempo, consegui ver a Lua por alguns minutos, pouco depois do seu nascer, num brecha entre nuvens. Confira a imagem logo abaixo. Mas depois o céu fechou de vez. E não vi mais nada.
Pela previsão do tempo, para a minha cidade e região, probabilidade quase zero de observar a Lua Cheia no perigeu hoje. Mas, se o céu abrir e eu conseguir ver alguma coisa, tentarei fazer uma live da "Superlua" em vídeo. Posto o link por aqui se der certo.
Curiosidade 1: a trilogia das "Superluas", com "bonus track" de Blue Moon e eclipse lunar
Teremos três Luas Cheias no perigeu (ou três "Superluas", se preferir), num curto período de tempo.
A primeira delas é hoje, domingo, 3 de dezembro de 2017. As duas próximas acontecem no mês de janeiro de 2018, respectivamente nos dias 1 (segundas-feira) e 31 (quarta-feira).
A segunda Lua Cheia num mesmo mês é conhecida como Blue Moon. Mas é apenas um rótulo. A Lua não vai ficar azul. Nosso satélite, a olho nu, tem sempre o mesmo tom cinza prateado, exceto quando está próximo do horizonte em que fica alaranjado, ou na totalidade dos eclipses lunares quando acaba ficando da cor de tijolo (um tom vermelho alaranjado). A terceira "Superlua" em praticamente dois meses será, portanto, Blue Moon. E tem mais: neste dia também haverá um eclipse lunar total. Teremos Super Blue Moon eclipsada! Três fenômenos em um! Mas não se anime. Aqui no Brasil o eclipse lunar não será visível. Para nós, Super Blue Moon, sem eclipse.
O vídeo abaixo, da NASA, fala da curiosa trilogia das "Superluas".
Curiosidade 2: o teste do dedo indicador
Estique o braço e levante o dedo indicador. Para o seu olho, a largura aparente do dedo indicador terá praticamente 1,0 grau. Varia de pessoa para pessoa, claro. Mas o valor gira em torno de 1,0 grau.
A Lua Cheia tem diâmetro angular aparente de meio grau. Logo, um dedo indicador deve cobrir duas Luas Cheias.
Quando você achar que a Lua Cheia está gigante, geralmente por efeito de ilusão de óptica, faça este teste. Infalível! Você vai se surpreender.
Se conseguir ver a "Superlua" nascendo hoje logo no início da noite de domingo, dedo nela! Ela vai parecer enorme. Mas o teste do dedo vai desmascarar o seu cérebro pregando peças no seu proprietário!
Neste post explico detalhes sobre a ilusão da Lua Cheia gigante.
Para saber mais
- Única Superlua de 2017 poderá ser observada neste domingo (matéria do UOL Ciência e Saúde).
Já publicado no Física na Veia!
- [15/11/2016] Teste o tamanho da Lua com o dedo indicador
- [14/11/2016] O que uma "Superlua" tem de "super"?
- [27/09/2015] Cobertura do eclipse total da "Superlua"
- [28/08/2015] Sábado de Superlua
- [04/01/2006] Mais perto do Sol I e II(*)
- [23/08/2005] O tamanho aparente dos astros(*)
(*) posts na plataforma antiga do blog
E veja abaixo link para um post onde ensino como fazer um mosaico lunar usando webcam acoplada ao telescópio:
- [03/11/2017] Astrofotografia: como fazer um mosaico da lua
Fanpage do blog
Você conhece a fanpage do Física na veia no Facebook? Já curtiu? Está seguindo? Não?
O que está esperando? Facebook.com/FísicaNaVeia.
Todo dia tem novidades de Física e Astronomia. E através dela você sempre fica sabendo primeiro dos posts publicados por aqui!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.