Topo

Física na Veia

Que tal "visitar" a ISS?

Prof. Dulcidio Braz Júnior

27/06/2016 18h37

ISS_VT

Tela inicial do aplicativo mostrando o interior de um dos módulos das ISS.

 

Enquanto aguardo passagem da ISS – International Space Station ou Estação Espacial Internacional sobre a minha cidade (18h49min), deixo para você uma dica bem legal e que garanto vai render bons momentos de diversão!

Dificilmente teremos oportunidade de visitar a ISS pra valer. Concorda? Para subir até a sua órbita e nela embarcar, numa altitude média de 400 km, precisamos de treinamento pesado em astronáutica e carona permitida numa nave oficial que nos leve até lá.  Isso não é impossível. Mas bastante improvável para quem nem de longe será um astronauta.

Mas existe um aplicativo on line que nos permite uma visita virtual à ISS. Confira aqui.

Assim que você entra no sistema, vê o que mostra a imagem lá do topo do post.

Note, como destacado na imagem a seguir, que no rodapé da tela temos ferramentas bastante úteis e clicáveis para movermos a visão para a direita, para a esquerda, para cima e para baixo, além de darmos zoom in e zoom out.  Há também uma ferramenta para rotação automática do ambiente virtual para quando o braço cansar.

ISS_VT_menu2

Ferramentas úteis no rodapé da tela

 

Longe de querer fazer aqui um tutorial completo, quase sempre chato e burocrático, sugiro que você vá clicando em tudo e, em tempo real, conferindo o que acontece. Garanto que em minutos você já estará dominando o aplicativo que é bastante amigável!

Chamo a sua atenção o recurso MAP ON/OFF que liga/deliga um mapa da ISS que aparece no topo direito da tela (e que reproduzo na imagem abaixo). Ele é bastante útil porque mostra em que módulo da estação espacial você se encontra virtualmente, sempre destacando-o com um alvo em vermelho.  Os demais módulos ficam marcados com um alvo em verde que você pode clicar para mudar de ambiente a qualquer momento.

ISS_VT_menu

Mapa interativo. Útil para você saber em que módulo você se encontra e também para mudar de ambiente quando quiser, ao click do mouse.

Agora vou botar a cara para fora para ver a ISS passar! Nesse post dou as dicas de como observar a ISS a olho nu, brincadeira divertida que começa em descobrir com antecedência em que dia/hora a nave vai passar sobre a sua cidade e que trajetória fará no céu.

Se eu conseguir observar a ISS, volto para contar como foi. Combinado?

 

O que eu vi

[atualização do post 19h11min]

A imagem abaixo é um único frame de um pequeno vídeo que fiz mostrando a ISS (pontinho luminoso) cruzando o céu de minha cidade, São João da Boa Vista, interior de São Paulo, durante 3 minutos aproximadamente e a partir das 18h49min.

ISS_passagem_27jun2016

A olho nu a ISS é um ponto bastante luminoso, com jeitão de estrela, mas que se move rapidamente no céu. [27/junho/2016, ~ 18h50min]

A imagem acima dá uma ideia de como vemos a ISS a olho nu, ou seja, um pontinho bastante luminoso, como uma estrela, mas que se move rapidamente no céu. O mais incrível é imaginar que "dentro desse pontinho" que viaja a 27000 km/h tem astronautas que completam uma volta na Terra a cada 90 minutos aproximadamente!

Confira minhas dicas para seguir/observar a ISS nesse post. Quem sabe numa próxima passagem sobre o Brasil você observe a ISS daí da sua cidade!


Já publicado no Física na Veia!

(*) posts na plataforma antiga do blog

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."