Topo

Física na Veia

Ciência X Religião

Prof. Dulcidio Braz Júnior

06/05/2016 12h47

SBF_home_ministroCT

Manisfesto da SBF sobre possível nomeação de um criacionista para a pasta da C&T&I

 

Religião e Ciência, pelo menos no atual estágio de evolução da raça humana, são como água e óleo. Pode tentar misturar, bater, sacudir, … Mas alguns minutos depois retornamos às duas fases bem distintas, imiscíveis.

É que a Religião está fundamentada no "crer para ver" enquanto a Ciência ancora-se no "ver para crer". Leia isso sem nenhum juízo de valor, por gentileza. Não o faço.

E se você achou a comparação "crer para ver" X "ver para crer" mera simplificação da questão, concordo plenamente! Mas, mesmo rasa, já é suficiente para ratificar incompatibilidades básicas entre Ciência e Religião.

Esse tema, sempre polêmico, voltou a ferver desde que há alguns dias foi especulado que, num possível governo de Michel Temer, vice de Dilma e que assumirá a presidência da república em caso de confirmação do processo de Impeachment, o mais cotado para ser ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação é Marcos Pereira, presidente do PRB – Partido Republicano Brasileiro e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus. Algo minimamente Temeroso, concorda? (E já me desculpo pela piada infame mas que, infelizmente, nos chega pronta e devidamente embalada para "presente"!)

A SBF – Sociedade Brasileira de Física, preocupada com o destino da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação, publicou ontem em seu site um manifesto (imagem acima). Reproduzo-o logo abaixo.

____________

Indicação do Novo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

Acontece na SBF, semana de 05 de Maio de 2016

Manifestação da Sociedade Brasileira de Física (SBF)

A ciência brasileira tem se desenvolvido de forma contínua e abrangente, desde a criação do CNPq, sendo hoje reconhecida de padrão internacional em diversas áreas. Esse sucesso foi ancorado em duas bases fundamentais.  A primeira foi a implantação de projetos estruturantes pelo governo e agências de fomento, como o programa de bolsas de pós-graduação, o financiamento à pesquisa em pequena, média e grande escalas e a construção de laboratórios nacionais, como o LNLS. A segunda foi a apreciação de propostas e análise de projetos utilizando exclusivamente critérios de mérito compatíveis com o padrão científico internacional.

Neste momento, a severa crise econômica que atingiu o país tem afetado fortemente nosso progresso científico e tecnológico, ocasionando sério retrocesso nos avanços alcançados. Análises econômicas, com isenção de preconceitos ideológicos, indicam claramente que esse cenário deverá continuar por pelo menos mais dois anos.

Consideramos essa situação extremamente preocupante. Em primeiro lugar, corre-se o sério risco de que a prioridade da área de ciência e tecnologia seja subestimada em um programa estratégico emergencial para recuperação da economia.

Além disso, mesmo sem ser colocada em segundo plano, não há dúvida que essa área também sofrerá fortes limitações orçamentárias.  Nesse cenário, é essencial saber escolher com base técnica bem fundamentada as prioridades corretas para os programas estratégicos implantados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nos próximos anos, a fim de manter o avanço científico e tecnológico nacional mesmo nessa situação adversa.

Para isso, é essencial que o próximo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser indicado independentemente da evolução do atual quadro político, seja um profissional com qualificações técnicas adequadas e respeitado pela comunidade científica nacional, além de sua relevância política.

Em particular, nos parece inaceitável a indicação de um ministro com posições ideológicas ortogonais às da ciência moderna.

[fonte: www.sbfisica.org.br]

____________

Na semana em que a brilhante neurocientista Suzana Herculano oficializou que vai deixar o Brasil para pesquisar nos Estados Unidos onde terá plenas condições de tocar a sua pesquisa com qualidade e dignidade profissional (confira entrevista onde a própria Suzana alega "engessamento" da profissão no Brasil), embora em evento isolado da notícia da possível nomeação de um criacionista para a pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação, escrevo esse post para engrossar a discussão sobre "Que Brasil nós brasileiros queremos", em todas as áreas estratégicas para um país que se diz emergente, e em especial na área da ciência e da tecnologia. Quer exemplos do nosso atraso? Cadê o acordo do Brasil com o ESO (esse não vingou mesmo…)? E o acordo do Brasil com o CERN (que hiberna desde 2010)?

Vivemos um momento crítico de queda de braço entre forças políticas obscuras que, infelizmente, não se mostram preocupadas com os desejos e necessidades dos próprios brasileiros mas estão bastante focadas em particionar o país em proveito próprio.

Divulgue o texto da SBF nas suas redes sociais! Divulgue esse post! Manisfeste-se também sobre o importantíssimo tema Ciência, Tecnologia e Inovação, fundamental para decidir o futuro do Brasil que parece ainda viver no tempo de colônia de Portugal apostando em commodities e desprezando a massa crítica de cientistas nacionais. Em 2014 eu já perguntava para Dilma e Aécio, presidenciáveis, o que pensavam sobre a área da C&T. Não tivemos respostas objetivas. A nebulosidade de ideias parece imperar sempre. Incrível! Fica bastante claro que não há nenhum plano estratégico nessa área. E os rumores que agora vêm dos bastidores de um possível governo do Temer são de arrepiar e parecem nos empurrar séculos para trás!

Precisamos criar o hábito saudável de cobrar dos nossos políticos que façam política de verdade e abandonem de vez a politicagem barata que distribui cargos de relevância nacional sem nenhum critério técnico mas apenas para cumprir as obrigações de alianças que, em verdadeiras aberrações, muitas vezes juntam partidos de ideologias antagônicas só para a manutenção do poder. Não dá mais!


Indico [atualização do post ~14h10min]

Contact-Poster

No clima Ciência X Religião, indico o filme Contato ("Contac", em inglês). Dirigido por Robert Zemeckis, foi lançado em 1997 e tem como protagonistas Jodie Foster (no papel da Dra. Eleanor Arroway) e Matthew McConaughey (no papel do seminarista e quase padre Palmer Joss).

A história original da qual o filme foi adaptado é de autoria do brilhante cientista Carl Sagan que, de forma inteligente, explora o conflito entre a fé e o método científico sem, no entanto, pender para nenhum lado da balança, exatamente como deve ser essa discussão quando é levada a sério.


Para saber mais

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."