Topo

Física na Veia

Cegueira total! Concorda?

Prof. Dulcidio Braz Júnior

13/02/2015 16h34

picard-facepalm

Famoso facepalm do personagem Jean-Luc Picard da série de TV "Star Trek – Next Generation"

 

Foi mais ou menos como Jean-Luc Picard (na foto acima) que me senti ontem quando soube que o jovem deputado federal Fábio Garcia (PSB), eleito pelo Mato Grosso, vetou o acordo do Brasil com o ESO – Observatório Europeu do Sul.

Em seu perfil no Facebook (confira aqui), o deputado declarou orgulhoso "Solicitamos a retirada de pauta de um acordo que o governo federal fez com a União Europeia que faria o Brasil gastar 800 milhões de reais com pesquisa astronômica. Os astros que precisam ser enxergados no Brasil é o povo brasileiro que sofre com a ausência de saúde, educação e segurança pública de qualidade! Tamojunto!"

Além da estranha concordância ("os astros … é o povo…"), a frase do deputado – que para mim soa mais como demagogia – não explica (ou esconde ou até mesmo ignora) alguns fatos que considero dignos de atenção:

– Os 800 milhões de reais equivalem a dez anos de parceria. Logo, seriam 80 milhões anuais, o que para um país como o Brasil não é nada absurdo;

– O valor inicial foi renegociado e caiu para 200 milhões de euros numa década, cerca de 650 milhões de reais em 10 anos ou 65 milhões anuais, o que torna o acordo ainda mais viável;

– Trata-se de "investimento" (e não "gasto") em Ciência e Tecnologia, área estratégica para um país emergente. A parceria abre portas para a indústria nacional participar de licitações na construção de equipamentos científicos de ponta. E potencializa a formação de cientistas brasileiros;

– Pesquisadores brasileiros já utilizam o ESO por conta de um pré-acordo feito pelo próprio governo federal quando o pesquisador Sergio Rezende, filiado ao PSB, mesmo partido do deputado Fábio Garcia, era ministro da Ciência e Tecnologia. Se o Brasil quebrar o acordo 4 anos depois, já tendo sido beneficiado, pega muito mal para a imagem do país lá fora;

– O ESO vai construir o E-ELT – Extremely Large Telescope, o maior telescópio de todos os tempos. E a participação do Brasil ajuda a viabilizar o projeto que tem relevância científica e tecnológica histórica mundial.

 

Deixo aqui a minha INDIGNAÇÃO como cidadão brasileiro, físico, educador e divulgador científico. Acho desnecessário detalhar o episódio já que o Salvador Nogueira, meu vizinho na blogosfera científica do UOL, já o fez em texto impecável. Não deixe de conferir!

Convido você leitor a deixar o seu importante comentário sobre o tema.

Uma ação na internet já colhe assinaturas para pressionar o deputado Fábio Garcia a recuar em sua decisão. Você também pode assiná-la se for a favor do acordo Brasil-ESO.

Você também pode (deve) visitar a página do deputado Fábio Garcia no Facebook e deixar lá o seu comentário direto para ele, exatamente no post em que ele mesmo declara seu ato contra o acordo Brasil-ESO.  Já deixei lá o meu recado, reproduzido logo abaixo.

 

Comentario_Face_dep_FabioGarcia


"Print screen" do meu comentário no post do deputado Fábio Garcia em seu perfil no Facebook.

 

Finalizo meu texto observando que, com um "novo" ministro da Ciência e Tecnologia que veio dos esportes (!!!) e tanto político cientifica e tecnologicamente ignorante nesse país, temo que outro importante acordo internacional que envolve a União Europeia e o Brasil junto ao CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear siga pelo mesmo caminho da cegueira absoluta. Desde 2010, quando participei da Escola de Física do CERN em Genebra, Suíça, já estava tudo acertado para o Brasil se tornar membro oficial desse que é o maior e mais importante centro de pesquisas em Física de Partículas do mundo (escrevi sobre esse acordo aqui e aqui e também). Em 2012, diante da inércia do lado brasileiro, Rolf Heuer, então diretor do CERN, chegou a declarar que "o Brasil é muito lento em tomar ações" (veja matéria). Há mais de um ano "só" falta o sim dos nossos políticos (veja matéria da Folha). Mas é justamente aí que mora o perigo!


Para saber mais

  • PDF com o parecer da SBF – Sociedade Brasileira de Física sobre a entrada do Brasil no ESO.

Já publicado no Física na Veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."