Topo

Física na Veia

Inscrições abertas para a Escola de Física do CERN 2016

Prof. Dulcidio Braz Júnior

09/04/2016 20h59

 Fabíola Gianotti, que liderou a equipe do Experimento Atlas na descoberta do Bóson de Higgs

Fabíola Gianotti, que liderou a equipe do Experimento Atlas na descoberta do Bóson de Higgs e atual
diretora do CERN, falando no encerramento da Escola de Física do CERN 2015 ao lado do prof. Dr.
Pedro Abreu (LIP/Portugal) e do prof. Dr. Nilson Garcia (SBF/Brasil), coordenador da Escola de Física
do CERN no Brasil

 

O CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear mantém um amplo programa voltado à educação científica e destinado a capacitar professores de diversos países da Europa. Ele prevê visitas às instalações e laboratórios de pesquisa além de cursos sobre tópicos de Física de Partículas ministrados no idioma nativo dos participantes. Dentre as diversas línguas contempladas, está o Português, destinado a Portugal e alguns países da África convidados pelos portugueses.

Graças a uma parceria entre a SBF – Sociedade Brasileira de Física e o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, desde 2009 o Brasil participa oficialmente desse programa como país convidado.

Na versão atual, a Escola de Física do CERN (Portuguese Language Teachers Programme) começa no LIP, em Lisboa, Portugal, e é finalizada no CERN em Genebra, na Suíça.

Estão abertas, até o dia 2 de maio¹, as inscrições para a Escola de Física do CERN 2016 que acontecerá no segundo semestre, entre 28 de agosto e 2 de setembro de 2016.

Ficou interessado? Se você é professor de Física do ensino médio de escolas públicas ou particulares do Brasil, pode tentar uma das vagas nesse projeto fantástico! Confira o Edital. Corra. Faça o seu projeto e inscrição. E boa sorte!

A parte chata (e triste) dessa notícia é que a crise econômica pela qual passamos aqui no Brasil infelizmente chegou a esse belíssimo projeto. Segundo o Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia, coordenador da Escola de Física do CERN, "não foi possível obter financiamento para o custeio dos selecionados", ou seja, "os recursos necessários deverão ser obtidos pelos próprios participantes". Pelo menos o evento sobreviveu bravamente à crise e, quem sabe, mais adiante, volte a ter subsídio de alguma instituição financiadora de projetos de pesquisa e capacitação científicos!

1. As inscrições, pelo edital, terminariam hoje, 25 de abril. Mas foram prorrogadas em uma semana e agora podem ser feitas até 2 de maio!

 

O LHC

O LHC – Large Hadron Collider é o maior acelerador/colisor de partículas já construído pelo homem. Ele fica na sede do CERN em Genebra, na Suíça. 

Em dois (dos quatro experimentos) do LHC foi confirmada em 2012 a existência do Bóson de Higgs, partículas prevista pelo Modelo Padrão de Partículas nos anos 60 do século passado mas nunca antes observada (saiba mais nesse post e nesse outro post também).

Logo em 2013 a descoberta rendeu Nobel de Física para Peter Higgs e François Englert.

Em 2010 eu participei da Escola de Física do CERN com bolsa da CAPES e, através do Física na Veia!, em parceria com o UOL Ciência, cobri o evento em tempo real. Foi um sucesso! Veja aqui todos os posts da minha cobertura.

Minha visita ao LINAC 2, o primeiro estágio (de um total de cinco) do complexo de aceleradores do CERN que culmina no LHC.

Minha visita ao LINAC 2, o primeiro estágio (de um total de cinco) do complexo de aceleradores do CERN que culmina no LHC.

Posso garantir que conhecer de perto o CERN e o LHC é uma experiência transcendental. Num único lugar você pode ver de perto toda a Física de Partículas viva, da teoria à prática, e suportada pela mais alta tecnologia acumulada em décadas de pesquisas. É sensacional!

Vale lembrar que o LHC acaba de ser religado após passar por uma pequena parada técnica entre o final de 2015 e os três primeiros meses de 2016. Melhorado, o acelerador/colisor tem agora a capacidade para produzir e registrar 1 bilhão de colisões por segundo. Incrível, não? Ainda mais poderoso, o LHC vai continuar a sua busca por outras respostas que vão além do Bóson de Higgs que era apenas o seu primeiro alvo. "O que é a matéria escura?", a maior parte da matéria que constitui o Universo e só sabemos existir indiretamente, pelos efeitos gravitacionais que produz, e "Por que houve assimetria entre a matéria e a anti-matéria originadas na criação do Universo?", são apenas dois de outros tantos enigmas que podem ser desvendados. E é possível até mesmo que algo inesperado e realmente novo seja descoberto pelos cientistas! Vamos aguardar!

 

Nós … estivemos no CERN, o livro

Nos_Estivemos_No_CERN

Capa da obra escrita por diversos professores brasileiros participantes da Escola de Física do CERN

Em 2015 foi lançado o livro Nós, professores brasileiros de Física do ensino médio, estivemos no CERN (confira mais detalhes aqui).

O livro é uma coleção de textos com depoimentos de alguns dos professores brasileiros de física do ensino médio que participaram das diversas edições da Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa.

O livro está estruturado em cinco momentos distintos: 1) Localizando o CERN e a sua importância; 2) A Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa e a Escola de Física CERN; 3) A preparação dos professores selecionados para participarem da Escola de Física CERN; 4) A semana de curso no CERN; e 5) A difusão da experiência vivenciada após o retorno ao Brasil. Cada um desses momentos dá origem a um capítulo da obra. Confira:

Capítulo 1 – O CERN e a Física de Partículas
Capítulo 2 – A Escola de Física em Língua Portuguesa
Capítulo 3 – Preparando-se para ir ao CERN
Capítulo 4 – Experiências vividas no CERN
Capítulo 5 – A sala de aula pós CERN

Ao todo são 43 artigos escritos por 49 professores, dentre os quais o meu próprio artigo "Nunca mais minhas aulas foram as mesmas" onde apresento inúmeros exemplos que mostram como usar o LHC como pano de fundo e motivação para muitas aulas que vão da Física Clássica até a Física Moderna.

O livro, com 544 páginas, pode ser adquirido na Livraria da Física por apenas R$ 40,00 mais frente.


No Facebook, para CURTIR e SEGUIR


Programação e material didático de edições anteriores da Escola do CERN (Portuguese Programme)


Já publicado no Física na Veia!

(*) Posts na plataforma antiga do blog

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."