Topo

Física na Veia

Que tal orbitar Ceres de carona com a Dawn?

Prof. Dulcidio Braz Júnior

29/01/2016 12h54

O JPL – Jet Propulsion Laboratory da NASA divulgou hoje o vídeo acima feito com imagens capturadas pela sonda Dawn.

A ideia é simular um vôo em órbita do planeta anão Ceres, o maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Um tratamento de imagens contribuiu para acentuar as diferenças sutis da superfície do astro e seus diferentes materiais.

O filme, produzido pelo DLR – Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt (Centro Aeroespacial Alemão), usou imagens feitas entre agosto e outubro de 2015 quando a Dawn orbitava Ceres a uma altitude de cerca de 1.450 quilômetros.

Em junho do ano passado publiquei texto perguntando Qual o seu palpite sobre as manchas em Ceres?. Na ocasião, duas pequenas manchas claras, dentro da cratera Occator, registradas ainda de longe, se destacavam em contraste com a superfície mais escura do planeta anão. No vídeo você poderá vê-las bem mais de perto e em detalhes.

O assunto fez bastante barulho dentro e fora da comunidade científica. A NASA, numa ação divertida de marketing, lançou enquete instigando os internautas a escolherem, dentre algumas opções, o que poderiam ser as tais manchas. Sem maior conhecimento de como a imagem havia sido feita, sem conhecer a calibragem da câmera e nem sequer saber que, na verdade, os pontinhos brilhantes não eram tão brilhantes mas assim pareciam por contraste com a superfície mais escura do planeta, chutei vulcanismo. Errei feio! A partir da análise espectroscópica do material constituinte das manchas, técnica que permite descobrir as substâncias químicas presentes na fonte de luz, e com imagens mais próximas do interior da Occator, os pesquisadores da NASA tendem fortemente a acreditar que as manchas são, na verdade, duas grandes regiões com vários pontos de depósito de sais presentes no oceano que fica abaixo da crosta rochosa de Ceres e que brotam na superfície depois do impacto de pequenos corpos celestes.

Aperte os cintos. Coloque o vídeo em HD, em tela inteira. E boa viagem!


Para saber mais


Já publicado no Física na Veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."