Topo

Física na Veia

Qual o seu palpite sobre as manchas em Ceres?

Prof. Dulcidio Braz Júnior

13/06/2015 20h24

Ceres_Dawn_manchas

As duas mancas brancas em Ceres, dentro de uma cratera.

 

A sonda Dawn do JPL – Jet Propulsion Laboratory da NASA foi lançada em setembro de 2007. Depois de se aproximar de Vesta, um asteroide do Cinturão de Asteroides que fica entre Marte e Júpiter, o segundo destino da missão é Ceres.

Até 2006 Ceres também era considerado um asteroide. Na verdade, o maior asteroide do Cinturão de Asteroides. Em 2006, com a reclassificação dos objetos do Sistema Solar proposta pela União Astronômica Internacional, Ceres foi "promovido" a planeta-anão. Na mesma empreitada, Plutão, até então tido como planeta, foi "rebaixado" para a mesma categoria de Ceres.

Desde fevereiro de 2015 a Dawn está em rota de aproximação com Ceres. E, logo que as primeiras imagens mais detalhadas de Ceres foram recebidas no centro de controle da missão, dois pontos brilhantes dentro de uma cratera com cerca de 90 km de diâmetro chamaram a atenção dos cientistas.

Atualmente, já bem mais perto de Ceres, a 4400 km, novas imagens feitas pela Dawn revelam que os dois pontos são, na verdade, duas regiões principais feitas de inúmeras manchas espalhadas e bastante brilhantes. Mas ainda não dá para saber do que se tratam.

Ceres_Dawn_manchas_detalhe

Detalhes das "duas manchas" dentro da cratera. Imagem feita a 4400 km da superfície de Ceres.

 

A máxima aproximação com Ceres está prevista para julho. Até lá, com imagens colhidas cada vez mais perto do planeta-anão, quem sabe o mistério será desfeito?

Enquanto isso não acontece, o JPL lançou na web uma enquete para saber o que os internautas acreditam que são as misteriosas manchas em Ceres. Seriam placas de gelo? Vulcões ativos? Uma base alienígena?! Você pode fazer a sua escolha votando através desse link. O JPL não colocou na pesquisa um item específico para "alienígenas". Mas tem a opção "other" dentro da qual poderiam se encaixar os extraterrestres, caso seja essa a sua escolha!

Eu já votei. E minha escolha foi feita observando uma rotação completa de Ceres (clique aqui e confira você também). Parece que, mesmo quando a cratera com as manchas entra na escuridão da noite em Ceres, sem a luz solar, os pontos brilhantes persistem. Logo, penso que não se trata de luz solar refletida por algum material diferente daquele  que constitui a superfície da cratera. Mais parece um processo ativo, ou seja, algum fenômeno físico que produz luz própria. Por isso "chuto" que se trata de vulcanismo. Mas ainda é muito difícil tomar uma decisão. Os próprios cientistas ainda não sabem do que se trata!

Participe da enquete! Nesse link. E deixe o seu comentário aqui no blog sobre o que pensa sobre esse mistério. Em breve (espero) teremos a resposta. Vamos ver quem acerta! Vai ser divertido acompanhar isso tudo em tempo real!

Ceres_Dawn_manchas_JPL_site

Print screen do site do JPL para a pesquisa "What's the spot on Word Ceres".

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."