Lua Cheia nascendo sobre a serra
Prof. Dulcidio Braz Júnior
18/04/2019 18h55
A Lua Cheia acaba de nascer sobre a serra aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.
Imensa! Amarela! Redonda!
Loge me lembrei da canção "Luíza" de Tom Jobim que, num trecho da letra, descreve exatamente esta cena. Veja:
Rua espada nua
Boia no céu imensa e amarela
Tão redonda a lua
Como flutua
Vem navegando o azul do firmamento
Confira a seguir mais imagens que fiz da Lua.
E com o máximo zoom (30X) da câmera.
Aqui no interior de São Paulo está uma linda noite de outono! E aí na sua cidade, como está o céu? Se estiver limpo, aproveite para apreciar a Lua! Sempre vale a pena!
Abraço do prof. Dulcidio. E Física na veia!
Clique para acessar conteúdo externo
Sobre o autor
Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.
Sobre o blog
"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."