Topo

Ensino de Ciências e Matemática no Brasil

Prof. Dulcidio Braz Júnior

02/04/2019 17h23

Print do vídeo da palestra caprichosamente registrada em duas telas: uma com o palestrante e outra com os slides.

 

O Física ao Entardecer é um programa de divulgação científica promovido pelo IFT – Instituto de Física Teórica da UNESP – Universidade Estadual Paulista. A ideia é, uma vez por mês, sempre numa quinta-feira e às 19h, promover o encontro de um pesquisador consagrado com o público leigo para tratar de temas de relevância no cenário científico mundial.

As palestras acontecem no auditório do IFT que fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, em frente ao metrô Barra Funda, em São Paulo, capital. Mas também são transmitidas via web a partir da página do IFT no Facebook, sempre em dois canais simultâneos: um que mostra o palestrante e outro que mostra a tela com os slides. E, para quem quem não conseguir assistir às palestras ao vivo, nem de forma presencial nem pela web, depois de editadas elas ficam gravadas neste canal no Youtube para serem vistas via streaming.

A primeira palestra de 2019, proferida pelo prof. Dr. Marcelo Knobel, físico e atual reitor da Unicamp, aconteceu em 28 de março, quinta-feira da semana passada.

Infelizmente, por compromissos pessoais, não consegui assistir à palestra ao vivo. Hoje, no entanto, consegui um tempo para ver a inteligente conversa do prof. Knobel. Vale a pena como reflexão sobre o ensino brasileiro na área de STEM, acrônimo em inglês para Science, Technology, Engineering, and Mathematics.

Tive acesso ao conteúdo por este link da página do IFT no Facebook que contém a palestra bruta, ou seja, ainda não editada.  Por ser material bruto, pode rolar o vídeo até 5 min. É aí que o evento começa pra valer. No final, na parte de perguntas pós palestra, houve um pequeno problema no áudio. Mas é passageiro. No canal do "Física ao Entardecer" no Youtube, até a publicação deste post, esta palestra ainda não estava disponível. Mas o material lá já publicado e arquivado é riquíssimo. Imperdível! 

Confira abaixo o programa do "Física ao Entardecer" deste primeiro semestre de 2019. E fique de olhos nas próximas palestras!

 

Depois de ver a palestra do prof. Marcelo Knobel, deixe seu comentário sobre o ensino de STEM no Brasil, em particular sobre o ensino de Física, área onde atuo há mais de três décadas.

 

Abraço do prof. Dulcidio. E Física na veia sempre, a qualquer momento, em especial ao entardecer!

Clique para acessar conteúdo externo

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ensino de Ciências e Matemática no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."