Que tal um passeio em vídeo pela Lua simulando a missão Apollo 13?
"Apollo 13 Views of the Moon in 4K" (crédito: NASA)
O vídeo acima foi feito com imagens recentes em resolução 4 K feitas pela sonda LRO – Lunar Reconnaissance Orbiter que, como sugere o nome, orbita a Lua, o nosso satélite natural.
A ideia foi recriar exatamente o que viram os astronautas da missão Apollo 13¹ ao passarem pelo lado oculto² da Lua.
O vídeo, propositalmente acelerado, começa com o por da Terra e o nascer do Sol como vistos pelos astronautas lá da órbita lunar mas separados por poucos segundos. Na prática, estes eventos estavam separados por cerca de 8 minutos, tempo em que a espaçonave Apollo 13, passando por trás da Lua, ficava sem contato via rádio com o Controle da Missão na Terra. A proximidade da LRO com a Lua, assim como a Apollo13, nos permite ver com nitidez o impressionante relevo do nosso satélite tal como viram os astronautas.
É de tirar o fôlego! E, se você projetar numa televisão grande, em máxima resolução, fica ainda mais incrível. Experimente!
É também da LRO o vídeo abaixo que eu particularmente adoro! Ele foi feito com imagens estáticas para simular uma rotação completa da Lua. Como a Lua gasta o mesmo tempo para completar sua órbita ao redor da Terra e para completar um giro ao redor de si mesma, ela sempre mostra para a Terra a mesma face. Daqui da Terra nunca conseguimos ver a Lua "de costas"! Mas a sonda LRO nos revela como é o lado de lá!
Rotating Moon from LRO" (crédito: APOD/NASA)
Vale aqui o mesmo conselho para o outro vídeo lá de cima: tente ver numa tela maior, preferencialmente numa TV grande e de alta resolução. A viagem é garantida!
Curtiu? Deixe seus comentários. E boa viagem pelas imagens da LRO!
E, por falar em Lua, na próxima segunda-feira, 9 de março, a Lua Cheia estará passando pelo perigeu, ponto de máxima aproximação do nosso satélite com a Terra. Uma curiosa coincidência astronômica! Quando isso acontece, a Lua Cheia fica com tamanho aparente até 14% maior e 30% mais luminosa. É o que muitos chamam, de forma exagerada, de "Superlua". Vai ter post? Claro! E, quem sabe, astrofotografias numa cobertura em tempo real do nascer da Lua Cheia no perigeu vista sobre a serra da minha querida São João da Boa Vista. Aguarde!
Abraço do prof. Dulcidio! E Física na veia!