Topo

Física na Veia

Fake news na Física? Dá-lhe VeriFísica!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

15/02/2020 11h31

Página inicial do VeriFísica.

 

A SBF – Sociedade Brasileira de Física acaba de criar o VeriFísica, um projeto que vai literalmente verificar a autenticidade de notícias que envolvam diretamente a Física. Mais do que isso, pretende até mesmo esclarecer dúvidas de pessoas comuns sobre produtos que são comercializados e usam como argumento de venda supostas propriedades físicas.

O objetivo do projeto é combater as informações científicas falsas, as fake news, que com a internet e as redes sociais, propagam-se rapidamente atingindo uma quantidade enorme de pessoas num processo de deseducação científica em massa.

Segundo notícia no site da SBF, "esta iniciativa aparece em um momento em que a ciência é atacada e a sociedade é invadida por diversas pseudociências, muitas delas influenciando inclusive o estabelecimento de políticas públicas". O VeriFísica pretende ser, de certa forma, um antídoto  a tudo isso pois "tem o intuito de fornecer um porto seguro para as pessoas consultarem se algum assunto está de acordo com o que sabemos de física".

Como o VeriFísica vai funcionar?

Imagine, por exemplo, que num supermercado você encontre um novo produto que menciona propriedades quânticas para justificar um suposto efeito benéfico à sua saúde.  Você poderá acessar a página do VeriFísica e, pelo botão Verificar, preencher um formulário on line com informações detalhadas sobre a sua dúvida em relação ao produto e suas supostas propriedades terapêuticas.

Os responsáveis pelo projeto, a Profa. Dra. Débora Peres Menezes da UFSC, o Prof. Dr. Marcelo Knobel do IFGW/Unicamp, atual reitor desta universidade, e o Prof. Dr. Marcelo Takeshi Yamashita do IFT/UNESP vão analisar o material enviado e eles próprios ou cientistas convidados vão responder às dúvidas, gerando um banco de dados que ficará disponível no site.

No vídeo abaixo o prof. Yamashida explica melhor o conceito do projeto.

 

Muito interessante e oportuno este projeto, não? Combater o negacionismo científico e, na mesma onda, as notícias falsas que envolvem a ciência, é palavra de ordem no mundo moderno. Lembrando Carl Sagan (1934-1996) em "O Mundo Assombrado Pelos Demônios":

Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais – o transporte, as comunicações e todas as outras indústrias, a agricultura, a medicina, a educação, o entretenimento, a proteção ao meio ambiente e até a importante instituição democrática do voto – dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre. Podemos escapar ilesos por algum tempo, porém mais cedo ou mais tarde essa mistura inflamável de ignorância e poder vai explodir na nossa cara.

 

Divulgue o VeriFísica! E, em caso de dúvida, use-o! Vamos jogar uma "pá de Carl" nas pseudociências e no negacionismo científico! A ciência agradece! E ganhamos todos nós que devemos sempre estar comprometidos com a honestidade intelectual!

 

Abraço do prof. Dulcidio! PazCiência! E Física na veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."