Topo

Física na Veia

Vamos dar uma "FORÇA" para o Vitinho?

Prof. Dulcidio Braz Júnior

16/08/2019 17h54

Campanha para arrecadar

 

Em Física, usamos o termo FORÇA para representar a interação entre dois objetos. E, pelo menos até onde sabemos, existem quatro possíveis tipos de interação (ou força):

  1. Eletromagnética;
  2. Gravitacional;
  3. Nuclear Forte;
  4. Nuclear Fraca.

Na prática, no dia a dia, extrapolando os limites da Física, existe um outro quinto significado não-científico e bastante amplo para o termo FORÇA que é o de ajudar alguém que, de alguma forma, está precisando!

Quem nunca deu uma FORÇA para um amigo e até para um desconhecido que, num dado momento, precisava muito de uma mão amiga? É exatamente esta a proposta deste post: dar uma FORÇA para um amigo!

Explico…

Ontem, quinta-feira, 15/agosto, meu ex-aluno (e amigo!) Vitor Barroso Silveira defendeu seu Mestrado no IFGW – Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (confira aqui). E ele já está de malas prontas para o Doutorado na Inglaterra na Universidade de Nottingham!

A bolsa de doutorado ele já conquistou! Falta comprar a passagem e acertar os custos burocráticos do início da vida acadêmica por lá. E por isso ele está lançando uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar a quantia de que precisa.

Como ex professor do Vitor, e muito convicto de que ele merece muito esta oportunidade de turbinar a sua carreira acadêmica, divulgo a campanha aqui para meus leitores do Física na Veia! que certamente gostam de Física e sabem muito bem a importância que a Física e a Ciência em geral têm para o nosso país e para o mundo todo.

Se você quiser — e especialmente se puder — dar aquele "empurrãozinho" no estilo FORÇA do quinto tipo para ajudar um novíssimo cientista que está nascendo, fica a minha sugestão! E a Ciência brasileira agradece, em especial nestes tempos tão complicados de desmonte da estrutura de ensino superior e da produção científica genuinamente brasileira!  E eu, como ex professor orgulhoso pela brilhante carreira do Vítor, também fico feliz e de antemão agradeço!

Como a grana anda curta para quase todo mundo, a sua importante FORÇA também pode ser divulgando esta campanha nas suas redes sociais para atingir o máximo de pessoas que possam contribuir para que o Vitor conquiste seu PhD no exterior e num local de excelência.

No link da "vaquinha" virtual, de forma bem clara e didática, o Vitor explica detalhes da meta da campanha que, ratifico, é séria e defendida por um jovem muito batalhador e merecedor!

 

 

 

Abraço do prof. Dulcidio!
E um grande VIVA para a Ciência Brasileira e aos novos e promissores cientistas do Brasil! 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."