19/05 é o Dia do Físico. Sabia?
Hoje, 19/05, é o Dia do Físico! Sabia?
A data foi escolhida porque 19/05 lembra 1905, o "Ano Miraculoso" em Albert Einstein (1879-1955), então um desconhecido jovem de 26 anos, publicou cinco artigos originais que sacudiram as bases da Física.
Conhece estes cinco artigos? Sabe do que eles tratavam? Confira a seguir:
1. "Sobre um ponto de vista heurístico concernente à geração e transformação da luz"
(Título original "Über einen die Erzeugung und Umwandlung des Lichtes betreffenden heuristischen Standpunkt")
2. "Sobre uma nova determinação das dimensões moleculares"
(Título original: "Eine neue Bestimmung der Moleküldimensionen")
3. "Sobre o movimento de partículas suspensas em fluidos em repouso, como postulado pela teoria molecular do calor"
(Título original: Über die von der molekulartheoretischen Theorie der Wärme geforderte Bewegung von in ruhenden Flüssigkeiten suspendierten Teilchen")
4. "Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento"
(Título original: "Zur Elektrodynamik bewegter Körper")
5. "A inércia de um corpo depende da sua energia?
(Título original: "Ist die Trägheit eines Körpers von seinem Energieinhalt abhängig?")
É no primeiro artigo que Einstein descreve de forma original o Efeito Fotoelétrico com base no conceito de quantum de energia de Max Planck (1858-1947) publicado oficialmente em dezembro de 1900. Foi por conta do seu trabalho sobre o Efeito Fotoelétrico que Einstein ganhou o Nobel de Física em 1921.
O segundo artigo, recorde em citações entre os trabalhos científicos na época, trata das dimensões das moléculas, e foi aceito como tese de doutoramento de Einstein na Universidade de Zurique.
O terceiro, também bastante conhecido e importante, aborda o Movimento Browniano, o movimento desordenado das partículas num fluido.
O quarto é a semente da Teoria da Relatividade Restrita (ou Especial) que fala da contundente relatividade do espaço e do tempo, algo até então inimaginável no universo newtoniano.
E o quinto artigo nos brinda com a mais famosa equação de toda a Física: E = m.c². Neste artigo está a base da ideia de que massa m pode ser convertida em energia E e vice-versa. E o termo "c²", o quadrado da velocidade da luz no vácuo, é a constante de proporcionalidade entre a quantidade de massa m e a quantidade de energia E nesta conversão. Ideia simples, mas revolucionária.
Incrível, não? Tudo num único e produtivo ano!
Por conta disso, 1905 ficou conhecido como o segundo annus mirabilis (ou ano miraculoso) da Física. O primeiro annus mirabilis da Física foi 1666, um ano muito produtivo para Sir Isaac Newton (1643-1727) e no qual publicou a sua importantíssima Lei da Gravitação Universal, a primeira teoria a descrever com sucesso a atração gravitacional entre os corpos dotados de massa, além de ideias de Mecânica, Óptica, e a sua versão pessoal do Cálculo Diferencial e Integral, ferramenta que "inventou" para uso próprio, ou seja, para dar suporte às suas sofisticadas ideias que, até então, não podiam ser descritas com as ferramentas matemáticas pré existentes.
PARABÉNS A TODOS OS FÍSICOS NESTE NOSSO DIA!
E que melhores dias para a Física e a Ciência em geral venham rápido para todos nós aqui no Brasil!
Abraço do prof. Dulcidio! E Física na veia!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.