Topo
Blog Física na Veia

Blog Física na Veia

O nascer da Lua Pascal (com animação)

Prof. Dulcidio Braz Júnior

19/04/2019 20h23

Animação (time-lapse) do nascer da Lua Cheia a partir de 22 imagens individuais.

 

Ontem postei imagens do nascer da Lua Cheia aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.

Hoje posto uma animação (time-lapse)  feita com 22 imagens individuais da Lua Cheia nascendo¹.

Mas aí você vai me dizer: Lua Cheia em dois dias consecutivos? Como assim?

Calma! Explico!

Ontem, no momento em que a Lua nasceu, ela estava 99,3 % iluminada, a rigor ainda crescente. Para ser "cheia", ao pé da letra, teria que estar 100% iluminada. A iluminação plena, a 100%, aconteceu hoje de manhã (pelo horário brasileiro). Hoje, ao nascer, a Lua, que já havia ficado 100 % iluminada horas antes, já estava com iluminação regressiva e em torno de 99,5 %. Tecnicamente, tanto ontem quanto hoje, a Lua que podemos ver no céu é bem próxima de ser uma Lua Cheia. Entendeu?

O mais legal de tudo é que trata-se da primeira Lua Cheia que ocorre depois de 21 de março. E, por definição, o primeiro domingo depois desta primeira Lua Cheia após 21 de março é Domingo de Páscoa!

A data da Páscoa é definida sempre em função da primeira Lua Cheia que ocorre depois de 21 de março. E, a partir da data da Páscoa, podemos encontrar todas outras datas religiosas móveis.

Se ficou interessado no tema, neste post abordo de forma explícita como encontrar a data da Páscoa e outras datas cristãs móveis.

Boa Páscoa para você!

 

Abraço do prof. Dulcidio. E Física na veia!


¹ Como o tripé que tenho é bem leve e não tenho como disparar a câmera remotamente, a cada clique, especialmente porque estou usando o máximo zoom da câmera (30x), a imagem muda um pouco de posição. E daí o time-lapse não fica perfeito, dando a impressão de algum sobressalto entre uma e outra imagem. Mas é o melhor que consigo fazer com o equipamento que tenho!


Já publicado no Física na veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."