Topo

Física na Veia

Reflexões no Dia do Professor

Prof. Dulcidio Braz Júnior

15/10/2018 20h07

O único dia do ano que é só nosso! (Fonte)

 

Hoje, Dia do Professor, foi um dia de muita reflexão para mim.

Li no o perfil do Facebook do respeitabilíssimo colega prof. Francisco Caruso, físico, pesquisador e docente do CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, RJ, a seguinte reflexão:

 

Nunca pensei que pudéssemos caminhar para onde estamos indo pela força do voto!

 

E entendi que a democracia, um bem intangível e tão caro, pode sim ser paradoxal.

Refleti sobre onde errei/erramos como professor(es). Mas a verdade é que a própria educação também tem os seus paradoxos e limites.

Todo dia a gente que é professor levanta cedo para brincar de super herói na utopia de fazer um mundo melhor. Mas temos que reconhecer as nossas próprias limitações bem como a limitação do outro que recebe os nossos ensinamentos.

É da natureza da democracia e da educação, talvez da natureza humana, ser exatamente assim.

Meu caloroso abraço a todos os colegas professores pelo seu/nosso dia, a especial fração 1/365 do ano que é muito (e só) nossa! Todos os outros 364/365 são dos nossos alunos, futuros cidadãos deste país que é gigante e poderoso e ao mesmo tempo tão frágil.

 

 

Abraço do prof. Dulcidio. E Física na veia!

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."