Topo
Blog Física na Veia

Blog Física na Veia

AstroLab: Astronomia na TV Unesp

Prof. Dulcidio Braz Júnior

09/04/2018 17h59

AstroLab, na TV Unesp

AstroLab é um dos programas de maior audiência da TV UNESP, ratificando o interesse geral e crescente das pessoas pela Astronomia, esta bela ciência multidisciplinar que sempre tem espaço aqui no Física na Veia!.

Sob responsabilidade do prof. Dr. Rodolfo Langhi, AstroLab é uma parceria com o Observatório Astronômico 'Lionel José Andriatto' da Unesp de Bauru.

A proposta do programa é divulgar curiosidades, dados, teorias e novidades da Astronomia com uma linguagem acessível a curiosos de todas as idades.

Os programas podem ser acessados gratuitamente via web e duram em média 5 minutos. Dá para assistir até mesmo na tela do celular quando sobrarem alguns minutinhos entre um e outro compromisso. Fica a dica!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."