Topo

Física na Veia

Stephen Hawking (1942-2018)

Prof. Dulcidio Braz Júnior

14/03/2018 17h12

Stephen Hawking

 

Na semana passada fui convidado pelo Sistema Anglo de Ensino para escrever um post sobre os 30 anos do lançamento do livro "Uma Breve História do Tempo", escrito pelo físico britânico Stephen Hawking, lançado em 1988. Aceitei de pronto! Que trabalho gostoso falar de um livro incrível escrito por um físico fantástico tanto pela sua história de vida quanto pela sua trajetória profissional original e marcante! O artigo vai para o blog Dicas de Vestibular escrito pelos autores do Anglo.

Prontamente encomendei pela web a nova edição de "Uma Breve História do Tempo", ampliada, lançada em 2015 (meu exemplar, original de 1988, editado pela Gradiva, Lisboa, Portugal, sumiu… devo ter emprestado para alguém que tanto gostou do livro que nunca me devolveu). Quero reler o texto que há três décadas, ainda jovem e recém graduado em Física pela Unicamp, pude degustar.

Mas o novo exemplar do livro nem teve tempo de chegar em minhas mãos e hoje, logo cedo, 6 e pouco da manhã, subindo a serra para lecionar em Poços de Caldas, MG, ouvi no rádio que Stephen Hawking foi-se embora deste planeta.

O post, antes para falar do livro, agora deverá ser uma singela homenagem a esse cara incrível que deixa para sempre marcas na história do nosso planeta, dos seus habitantes, e da boa Ciência que praticamos por conta de tantos ombros gigantes que a ancoram¹.

Acabei de chegar de Poços. E corri aqui para escrever este pequeno texto marcando esta data que, embora triste, celebra uma vida incrível!

Boa viagem camarada Hawking! Seguimos apoiados nos seus ombros!

________________________________

Atualização [16/03/2018, sexta-feira, 15h45min]

Recebi hoje a esperada encomenda da Amazon. Chegaram os livros "Uma Breve História do Tempo" e "Buracos Negros", ambos de Stephen Hawking.

O esperadíssimo pacote da Amazon com os dois livros de Stephen Hawking

Uma Breve História do Tempo" (atualizado em 2015)  e "Buracos Negros"

Deixo a dica: ambos os livros estão com super desconto na Amazon brasileira (aquela cujo endereço eletrônico termina com ".com.br").  "Uma Breve História do Tempo" está saindo por R$ 22,90 e "Buracos Negros" por meros R$ 14,90. Tem um pequeno frete. E a entrega é rápida. Uma bagatela por dois livros imperdíveis!


Atualização [09/04/2018, segunda-feira, 17h35min]

Hoje foi publicado o meu texto sobre Stephen Hawking no blog "Dicas de Vestibular" do Sistema Anglo de Ensino. Confira aqui.


¹ "Se enxerguei tão longe foi porque me apoiei nos ombros de gigantes". Frase de Isaac Newton, reconhecendo a importância de cientistas que o antecederam. Coincidentemente, Stephen Hawking foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge, ocupando a mesma cadeira antes ocupada por Isaac Newton. Hawking também é detentor de ombros gigantes!

Para saber mais


Já publicado no Física na Veia!

*Posts ainda na plataforma antiga do blog

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."