Topo
Blog Física na Veia

Blog Física na Veia

"Paisagens Cósmicas": livro gratuito para baixar

Prof. Dulcidio Braz Júnior

26/02/2018 21h02

Paisagens Cósmicas (capa)

 

O livro "Paisagens Cósmicas –  da Terra ao Big Bang" conta com textos produzidos originalmente para o Ano Internacional da Astronomia, 2009, em homenagem ao italiano Galileu Galilei e os 400 anos das primeiras observações astronômicas instrumentais¹.

A obra foi atualizada pela Professora Elysandra Figueredo Cypriano e pelo Professor Augusto Damineli, ambos do Departamento de Astronomia do IAG – Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP – Universidade de São Paulo.

São 44 páginas com belíssimas imagens e informações interessantes desde a Terra até o Big Bang.

Trata-se de um excelente material de apoio em aulas de Astronomia bem como divulgação científica.  E é belíssimo, para degustar com os olhos e instigar o cérebro com as maravilhas e mistérios do Universo.

E, como se não bastasse tudo isso, é "na faixa"! Isso mesmo! Você pode fazer download gratuito do material em PDF a partir deste link.

O que está esperando?

Divirta-se! E, de brinde, aprenda mais sobre o Universo!


¹Galileu Galilei (1564-1642), italiano, é pioneiro nas observações astronômicas com uma pequena luneta que ele mesmo construiu partindo da "receita" do seu inventor Hans Lippershey (1570-1619), holandês. Consta na história da ciência que sua observações dos astros com a sua lunetinha tiveram início em 1609, no ano posterior ao da patente do invento por Lippershey.

Já publicado no Física na Veia!

(*) posts na plataforma antiga do blog (o Física na Veia! foi blog oficial das comemorações do Ano Internacional da Astronomia)

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."