Topo

Física na Veia

Missão Cassini: colírio para os nossos olhos!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

20/09/2017 19h48

Capa do eBook " The Saturn System Through the Eyes of Cassini" (crédito: NASA)

 

Você conhece a página de e-Books da NASA? Se não conhece, vale a visita! Tudo gratuito! Garanto que você fará muitos downloads. Diversão mais conhecimento a custo zero!

Sugiro começar pelo The Saturn System Through the Eyes of Cassini, com imagens da missão Cassini que teve seu final na sexta-feira passada com um mergulho suicida da sonda Cassini em Saturno por conta o fim do combustível na nave.

Como sugere o título do e-Book sugere, a obra é uma coleção de informações e imagens de Saturno, seus anéis e algumas das suas luas. É de tirar o fôlego!

São 110 páginas, em inglês, com pouco texto e muitas imagens, tudo organizado nos seguintes capítulos:

Quer uma palhinha do que você encontra por lá? Veja…

 

Detalhes incríveis do planeta Saturno e seu complexo sistema de anéis.

Algumas luas de Saturno como nunca se viu antes

Titã, ao fundo, e Reia

 

Encélado

 

Hipérion

 

Mimas

 

Titã, de várias altitudes, e em solo, registrada pela sonda Huygens que viajou de carona com a
Cassini e pousou com sucesso no satélite

….

Ufa! Não falei que era de tirar o fôlego? E isso é quase nada perto do que tem no e-Book. Manda ver! Alguns cliques e tudo isso (e muito mais) será seu!

Importante: os diversos e-Books estão disponíveis para as diferentes plataformas (iBooks, Kindle readers e Epub) que abrem nos mais diversos dispositivos móveis, alguns dedicados à leitura de e-Book. Mas, se você não tiver como abrir nenhum desses arquivos, baixe a versão em PDF. A diferença é que o PDF é de layout fixo. As verdadeiras versões e-Book são interativas e adaptáveis a qualquer posição de tela, dentre outros recursos, o que é muito mais legal!

Pra encerrar, um detalhe curioso: a missão Cassini-Huygens chegou em Saturno em 2004, ano em que este blog entrou no ar. Lá se vão 13 anos! Viajamos juntos até aqui.

Mas, ao contrário da sonda, não farei nenhum mergulho suicida, encerrando o blog, uma espécie de missão de semear por aí a boa Física e tudo que tem a ver com ela. 'Por enquanto' não. Só se você não vier mais aqui e me deixar sozinho. Combinado?

Boa leitura, diversão, e principalmente aprendizado com os e-Books da NASA!


Para saber mais


Já publicado no Física na veia! 

(*) posts na plataforma antiga do blog.

Fanpage do blog

Você conhece a fanpage do Física na veia no Facebook? Já curtiu? Está seguindo? Não?

O que está esperando? Facebook.com/FísicaNaVeia.

Todo dia tem novidades de Física e Astronomia. E através dela você sempre fica sabendo primeiro dos posts publicados por aqui!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."