Topo

Física na Veia

Uma tragédia, uma lição

Prof. Dulcidio Braz Júnior

02/12/2016 19h55

A Terra vista do espaço (

A Terra vista do espaço ("Blue Marble 2012") – Fonte: NASA

 

A Terra, vista do espaço, não tem fronteiras. É preciso chegar bem perto da superfície do planeta para enxergar as divisões artificialmente criadas pelos seres 'mais racionais' para separar iguais em grupos supostamente diferentes e de importância relativizada.

De longe, segundo Carl Sagan, nosso planeta é apenas um pálido ponto azul. Não há como discordar. E logo refletirmos com profundidade sobre um fato assustadoramente crítico: é desse grão de poeira pálido e azulado, um quase nada diante da imensidão do Universo, que tiramos tudo o que precisamos para nos mantermos vivos. Somos todos dependentes desse quase nada que, para nós, é mais do que tudo. E isso, exatamente isso, nos faz ainda mais iguais e interdependentes.

Enquanto não nos enxergarmos tão iguais e pertencentes a uma única raça, o mundo continuará cheio de injustiças e tristezas provocadas pelo próprio homem. Enquanto não entendermos que a Terra é a nossa nave nessa viagem cósmica, estaremos, a cada segundo, caminhando para a nossa própria autodestruição.

Foi preciso acontecer uma tragédia chocante com o avião que levava o time da Chapecoense e jornalistas brasileiros para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana em Medellín, na Colômbia, para levarmos uma lição e tanto. Falo por mim. E acho que por muita gente. Descobri(mos) um povo carinhoso e fraterno que nos mostrou exemplar desprendimento. Refiro-me aos colombianos.

De cara, o time do Atlético de Medellín, adversário da Chapecoense, abriu mão do título internacional, mostrando que futebol, diante da vida e dos verdadeiros valores humanos, não é nada. E o povo colombiano, relevando a rivalidade futebolística que às vezes, de forma insana, até mata, no dia e horário do jogo que não mais podia acontecer, lotou o estádio trocando o espetáculo da batalha esportiva por uma cerimônia para celebrar a paz entre os povos e os verdadeiros valores humanos. Foi uma sacudida no mundo. Não foi? A Terra tremeu, delicadamente.

Nós, os seres 'racionais' do planeta, muitas vezes precisamos de duras lições para aprendermos as coisas mais fáceis, simples e óbvias. "Sapiens", soa-me, quase sempre, muito mais como arrogância do que adjetivo legítimo. Mas talvez isso esteja mudando. Os colombianos acenaram com delicadeza para o mundo todo nos mostrando essa incrível e necessária possibilidade de mudança essencial rumo à verdadeira sabedoria que está ancorada no amor universal.

Que fique a lição! Dura. Triste. Contundente. Mas aprendida. Uma luz apontando para um novo e melhor caminho. Uma semente que pode brotar e fazer florescer uma nova era na qual prevaleça a verdadeira fraternidade mundial que, ancorada no verdadeiro amor, saiba tolerar as desprezíveis diferenças externas em favor do fato de que, essencialmente, por dentro de nossas cascas, somos absolutamente todos iguais.


"Blue Marble" (2012) é uma incrível imagem da Terra em altíssima resolução feita pelo satélite Suomi NPP. Clique aqui para abrí-la noutra janela em 8000 pixels X 8000 pixels. Use e abuse do zoom para ver os detalhes!

 

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."