Topo

Física na Veia

Cobertura do Trânsito de Mercúrio

Prof. Dulcidio Braz Júnior

09/05/2016 06h30

Transito_Galeria_SDO

Galeria do SDO (Clique nesse link para ver o fenômeno em tempo real.

 

Acontece hoje, a partir das 8h12min (horário de Brasília), o fenômeno astronômico conhecido por Trânsito Solar de Mercúrio. O tempo total é de 7,5 h.

Através desse  link você vê de camarote e em tempo real as imagens incríveis produzidas pelo NASA/SDO (HMI and AIA science teams).

No post anterior expliquei que Mercúrio e Vênus, os dois planetas com órbitas interiores à órbita da Terra ao redor do Sol, podem eventualmente cruzar o disco solar do ponto de vista de um observador na Terra. Hoje é a vez de Mercúrio cruzar o disco solar.

Mercúrio, bem pequeno, com apenas 4.800 km de diâmetro, pouco maior do que a nossa Lua, estará a cerca de 90.000.000 km (90 milhões de quilômetros) da Terra. Do ponto de vista de um observador terrestre, passará diante do Sol que tem diâmetro aproximado de 1.400.000 km (1 milhão e 400 mil quilômetros) e está a cerca de 150.000.000 km (150 milhões  de quilômetros) da Terra. Logo, Mercúrio será apenas um pontinho negro cruzando o Sol. Só dá para observá-lo com instrumentos adequados que, além de propiciarem resolução suficiente para ver detalhes do Sol e o minúsculo Mercúrio, garantem segurança para o observador que não estará com o olho na ocular do telescópio.

IMPORTANTE! 
Nem tente observar o fenômeno a olho nu porque não será possível ver nada assim. E olhar diretamente para o Sol não é uma boa ideia.
TAMBÉM NÃO TENTE OBSERVAR O FENÔMENO COM INSTRUMENTOS ÓPTICOS! Há enorme risco de danos irreversíveis ao globo ocular, em especial à retina, parede de células nervosas que fica no fundo do olho.
Somente com filtros próprios para bloquear a intensa radiação solar o fenômeno poderá ser observado com segurança. Se você não tem equipamento seguro para a observação, acompanhe a cobertura aqui do blog com imagens que serão publicadas ao longo do evento.

Preparei para você leitor do blog o infográfico abaixo que mostra a cronologia do evento e mais ou menos o que poderá ser "visto": um minúsculo ponto negro cruzando o disco solar. Mas tem um detalhe: o Sol, no céu terrestre, tem tamanho aparente angular de apenas meio grau. Mercúrio, em comparação, será muitíssimo menor. A olho nu não será possível ver nada a não ser o Sol que vemos todos os dias.

Cronologia do fenômeno (clique para abrir versão maior)

Cronologia do fenômeno (clique para abrir versão maior)

 

Ao longo do evento, que vai até o meio da tarde, vou atualizando o post com novas informações e imagens. Fique ligado. Deixe seus comentários!

Os amigos do Astronomia ao Vivo estão ao vivo num hangout transmitindo o evento ao vivo. Time da pesada! Estou "embedando" o vídeo logo abaixo.


Galeria de imagens do SDO/NASA

Transito_9maio2016_AIA211_01

Mercúrio, minúsculo, à esquerda, se aproximando do disco solar (AIA 211/SDO)

Transito_9maio2016_AIA193_01

Mercúrio "toca" a borda do Sol e vai ingressar no disco solar (AIA 193/SDO)

Transito_9maio2016_HMI_I_01

Mercúrio 'toca" a borda solar por dentro e ingressa no disco solar (HMI/SDO)

 

Na imagem abaixo dá para ver uma grande mancha solar (AR2542) e algumas menores (AR2543). Mas Mercúrio, minúsculo, é somente aquele pontinho negro, mais abaixo.

Transito_9maio2016_HMI_I_02

Mercúrio, o pontinho negro, caminhando para a metade do fenômeno. (HMI/SDO)

 

Publico a "melhor" imagem do Sol que consegui, por volta das 10h30min, com céu nublado. Dá para ver as manchas solares. Mas onde está Wally… digo.. Mercúrio?

Onde está Mercúrio?

Onde está Mercúrio? Minha "melhor" imagem sem telescópio, apenas com câmera digital + filtro

Não tem como comparar o equipamento da NASA com minha câmera digital semiprofissional com um filtro solar simples que apenas barra a radiação mas não seleciona comprimentos de onda.

E agora  (12h45min) o céu está bastante nublado… não sei se conseguirei ver o Sol para tentar novas imagens…

Vamos em frente, com às incríveis imagens da NASA…

Transito_9maio2016_AIA211_02

Mercúrio diante do Sol (AIA 211/SDO)

Mercúrio

Mercúrio "toca" a borda do Sol e o fenômeno vai chegando ao fim (AIA1600/SDO)

Mercúrio

Mercúrio "toca" a borda por fora e acabou o trânsito! (AIA171/SDO)

O céu logo de manhã estava parcialmente nublado e depois ficou bastante nublado. Mas o SDO/NASA garantiu o show de imagens! Lindo demais!


Atualização [11/maio/2016 ~19h39min]

Vídeo com um resumão do Trânsito de Mercúrio em vários comprimentos de onda. Show!


 Trânsitos solares (FAQ)

1) Trânsitos de Mercúrio são eventos raros?

Relativamente raros. Ocorrem 13 trânsitos de Mercúrio a cada 100 anos.

2) Qual foi o último Trânsito de Mercúrio?

Ele aconteceu em novembro de 2006.

3) Quais serão os próximos?

Em novembro de 2019. E será visível no Brasil!

Depois teremos outros em novembro de 2032 e em novembro de 2039. Mas não serão visíveis no Brasil. Somente o trânsito de maio de 2049 poderá ser observado do Brasil.

4) Estamos em maio. O último Trânsito de Mercúrio aconteceu em novembro e o próximo também será em novembro. Há outros trânsitos em maio. Em que meses podem acontecer Trânsitos de Mercúrio.

Somente em maio ou novembro.

5) Por que somente nesses dois meses?

Os planos que contém as órbitas da Terra ao redor do Sol e de Mercúrio ao redor do Sol não coincidem, exceto numa direção chamada linha dos nodos e que corresponde  à intersecção dos mesmos.

Para acontecer o Trânsito de Mercúrio, Sol-Mercúrio-Terra devem estar praticamente alinhados. Logo, só podem estar nessa linha dos nodos. A Terra passa anualmente duas vezes por essa direção (ou linha) sendo uma vez sempre em maio e outra vez seis meses depois, sempre em novembro.

Por isso trânsitos de Mercúrio somente ocorrem em maio ou em novembro.

6) Qual o tamanho de Mercúrio? E o tamanho do Sol? Perto do Sol, nas imagens, Mercúrio é minúsculo! 

Mercúrio tem diâmetro aproximado de 4800 km, pouco maior do que a Lua que tem diâmetro próximo de 3500 km. O Sol tem 1.400.000 km de diâmetro aproximadamente. Mercúrio é o menor dentro os 8 planetas do Sistema Solar (antes de 2006 era Plutão que foi reclassificado como planeta-anão).

Em comparação com o Sol até a  Terra é minúscula. Ainda menor é Mercúrio.

7) Nos trânsitos de Vênus parece que a "bolinha" negra planetária é bem maior. Isso é verdade ou ilusão?

De fato, Trânsitos de Vênus são bem mais visíveis porque a silhueta escura do planeta aparece bem maior daqui da Terra. Pra começar, Vênus tem praticamente 12.000 km de diâmetro, quase o mesmo diâmetro da Terra. E Vênus, num trânsito, fica bem mais perto da Terra do que Mercúrio. Logo, um planeta bem maior e que está mais perto fica, de fato, com diâmetro aparente bem maior.

8) Qual a distância entre a Terra e Mercúrio num Trânsito de Mercúrio?

Essa distância pode variar porque as órbitas solares são elípticas. Mas, fazendo uma conta aproximada (e arredondada), a distância média Sol-Terra é 150 milhões de km. Mercúrio fica, em média, a 60 milhões de km do Sol. Logo, num trânsito, a distância entre a Terra e Mercúrio é a diferenã, ou seja, de aproximadamente 150 – 60 = 90 milhões de km.

9) Qual a distância entre a Terra e Vênus durante um Trânsito de Vênus?

Procedendo da mesma forma acima, a distância média aproximada entre Vênus e o Sol é de quase 110 milhões de km. Logo, num trânsito Vênus fica a aproximadamente 150 – 110 = 40 milhões de km da Terra, mais perto do que Mercúrio, como eu já havia comentado.

10) Ouvi dizer que planetas extrassolares são descobertos a partir de trânsitos em suas respectivas estrelas. É verdade?

Sim. Um dos possíveis métodos de observação indireta de planetas fora do Sistema Solar é pela análise da curva de intensidade da luz (e outros tipos de radiação eletromagnética) emitida pela estrela. Se o brilho da estrela cai, ainda que muito pouco, é sinal de que algo passou diante dela, como visto na animação abaixo.

Se essa queda de intensidade luminosa é periódica, ou seja, se repete com regularidade, é muito provável que quem passou diante da estrela a está orbitando, ou seja, é um planeta daquele sistema. Medindo a queda na intensidade da radiação emitida pela estrela, dá para estimar o tamanho do objeto que provocou a obstrução.

_________________________________

Pergunta extra: Por que as imagens do SDO/NASA têm cores tão diferentes das cores reais que estamos acostumados a ver no Sol?

O SDO opera com três instrumentos:

1) AIA – Atmospheric Imaging Assembly – projetado para "ver" a coroa solar em diversos comprimentos de onda.

2) HMI – Helioseismic and Magnetic Imager – desenhado para estudar o campo magnético na superfície solar.

3) EVE – Extreme ultraviolet Variability Experiment – concebido para analisar o espectro da radiação solar em ultravioleta extremo.

Cada um desses instrumentos tem um filtro especial para determinados comprimentos de onda com a finalidade de destacar determinadas estruturas bem específicas do Sol. Se o comprimento de onda está fora do espectro visível, nem temos como atribuir uma cor exata para ele. Logo, as cores das imagens do SDO não são reais.


Já publicado aqui no Física na Veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."