Qual é o correto: kWh ou kW/h?
Assisti hoje de manhã ao Esporte Espetacular na Rede Globo aguardando matéria sobre a Fórmula E. Estava curioso para conhecer melhor a nova modalidade de corrida automobilística da FIA que usa carros elétricos. Já ouviu falar? É bem legal!
Três jovens pilotos brasileiros participaram do primeiro campeonato mundial da categoria? Nelsinho Piquet, filho do tricampeão mundial de F1, além de Bruno Senna, sobrinho do inesquecível Ayrton Senna, e Lucas di Grassi. Nelsinho Piquet foi o campeão dessa primeira temporada.
A matéria é bem bacana. Se você não viu no programa, pode assistir por streaming nesse link no site da Globo. Mas alguns errinhos físicos roubaram a minha atenção.
Logo aos 2:34 um infográfico (veja print acima) declarava que a energia armazenada na bateria do carro é de "56 kw/h". Há dois erros nessa afirmação.
Erro 1) W (watt) deve ser grafado em letra maiúscula. A regra é clara (né Arnaldo?): unidades de medida que vêm de nome próprio devem ser grafadas em letra maiúscula.
Exemplos:
– N, unidade força, e que homenageia Isaac Newton.
– J, unidade de energia, homenagem a James P. Joule.
– C, unidade de carga elétrica, imortalizando Charles A. Coulomb.
Sendo assim, no infográfico deveria aparecer kW. O prefixo "k" de quilo, que significa "mil vezes", deve continuar minúsculo. Somente o "W", homenagem a James Watt, é maiúsculo.
Mas o erro mais grave nem é esse. Veja a seguir.
Erro 2 – grave) Energia não deve ser medida em kW/h mas kWh. Pode parecer bobagem. Mas isso muda tudo!
kW.h é quilowatt multiplicado por hora. Já kW/h é quilowatt dividido por hora. Não são nem de longe a mesma coisa!
Potência (P), em Física, é definida como quantidade de energia (ΔE) por intervalo de tempo (Δt): P = ΔE/Δt.
Logo, a energia (ΔE) deve ser dada por potência (P) vezes intervalo de tempo (Δt): ΔE = P.Δt.
Fazendo uma análise dimensional, colocando colchetes nas grandezas sobre as quais queremos saber as unidades, encontramos:
[ΔE] = [P] . [Δt] = kW.h
Simples assim! Energia deve ser medida em kWh e não em kW/h!
kW/h tem outro significado. É unidade de potência por unidade de intervalo de tempo: kW/h = [P] / [Δt]. Nada a ver com energia, certo?
No exato momento em que vi o erro no ar, tuitei para Glenda Kozlowski, âncora do programa.
Super gentil e rapidamente, Glenda respondeu.
Mas o erro não foi corrigido no ar. E ficou por isso mesmo, como (quase) sempre acontece quando se trata de erros físicos em matérias jornalísticas. É incrível como matérias na TV, no rádio, em jornais e revistas, além da própria web, salvo raras e nobres exceções, maltratam a Física!
Acerto) Para que ninguém saia dizendo que afirmei que o infográfico só falou besteira, vale observar que a afirmação de que com a energia de 56 kWh (e não kW/h) daria para usar uma lâmpada por 39 dias está quantitativamente correta. Vamos conferir? Veja os cálculos abaixo, supondo uma lâmpada de potência P = 60 W e sabendo que cada dia tem 24 h:
ΔE = P.Δt = 60 W . 39 dias . 24 h / dia = 56 160 Wh = 56,16 kWh (praticamente 56 kWh).
Os outros dois valores (para a máquina de lavar louças e para a TV) também parecem estar corretos. Tente provar que sim! (Como professor adoro passar "lição pra casa"!)
Destaco que outro erro físico ainda acontece na matéria. Esse confesso que só descobri revendo o vídeo pelo site.
Erro 3) O repórter Cássio Barco, aos 3:11, quando fala das novidades no regulamento da Fórmula E, diz "Uma dessas inovações é na interatividade. Os três pilotos mais bem votados na internet ganham potência extra na prova, ou seja, o contato com o público pode fazer a diferença no desempenho numa corrida". Ele está se referindo ao FanBoost. Aparece uma fã inglesa falando sobre seu ídolo Bruno Senna e o repórter, a seguir, completa "Com o FanBoost o piloto ganha trinta quilowatts.hora de potência para usar por cinco segundos duas vezes na corrida…".
Onde está o erro? Não percebeu? Ele é bem sutil. Está na parte que destaquei em negrito. Note que o repórter fala sobre potência extra (e não energia extra). Se é potência extra, deveria dizer que cada piloto (a rigor cada carro) ganha 30 kW (quilowatts) de potência e não 30 kWh (quilowatts.hora). Se ganhasse 30 kWh (quilowatts.hora) estaria recebendo uma carga elétrica extra na bateria, o que seria equivalente num carro convencional de corrida a receber mais combustível no tanque ou, em outras palavras, mais energia. Entendeu a ideia?
Não é fácil ser fisicamente correto! Até a FIA erra no site oficial da Fórmula E quando explica o FanBoost, como mostra o print abaixo (já com o erro destacado em vermelho).
Note que no texto a potência padrão do carro está com a unidade grafada em letra minúscula, o que contraria as regras de grafia de unidades de medida. Deveria ser 150 kW (e não 150 kw). Com o FanBoost o carro recebe 30 kW de potência extra e fica com 180 kW (e não 180 kw). Certo?
Essa confusão com kWh e kW/h, infelizmente, é bem comum. Já bloguei sobre o assunto várias vezes. Destaco aqui dois dos meus textos dentro do tema: Se liga nas unidades de medida I e Se liga nas unidades de medida II.
Para saber mais sobre a nova categoria de automobilismo
- Site oficial da categoria: www.fiaformulae.com
- Detalhes técnicos do carro
Já publicado no Física na Veia!
- [01/03/2010] A Física do Curling I: velocidade e alcance
- [07/06/2007] A caminho dos megavisitantes
- [26/09/2005] Ainda sobre as unidades de medida
- [17/07/2005] Vai que é tua Galvão!
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