O "encontro" de Vênus com Júpiter é hoje!
Desde sábado passado, 27 de junho, venho observando e fotografando Vênus e Júpiter ao cair da tarde. Os resultados estão disponíveis na fanpage do blog no Facebook (facebook.com/FisicaNaVeia)
Os dois planetas, nossos vizinhos do Sistema Solar, vistos daqui da Terra, estão em aproximação aparente. E hoje, terça-feira, 30 de junho, a distância relativa será mínima! Os planetas estarão "coladinhos" no céu. Imperdível!
O bacana é que dá para ver tudo a olho nu. E está bem fácil de encontrar os astros no céu. Para ajudar meus leitores nessa deliciosa tarefa observacional, no post anterior dei dicas de observação com simulações do céu para vários dias (pouco antes e pouco depois do dia 30 de junho).
Confira acima e abaixo fotos do fenômeno que fiz ontem, 29 de junho, segunda-feira, véspera da máxima aproximação. Na imagem de cima vemos a cena mais aberta e já dá para notar os dois planetas bem próximos no céu. Na imagem de baixo, com zoom óptico de 30X, a câmera digital vira quase uma lunetinha. Dá para ver os dois planetas mais de perto. Usei 2s de exposição, com ISO alto, sempre com a câmera no tripé. Note que nessa segunda captura foram registradas duas (das quatro) luas galileanas de Júpiter!
Anote aí na sua agenda para não esquecer: observação astronômica hoje, a partir das 18h até mais ou menos 20h.
Deixe o seu comentário nos contando sobre a sua observação do fenômeno!
Vou observar/fotografar e depois posto o resultado na galeria logo abaixo. Combinado?
Galeria de fotos do fenômeno astronômico.
Cena linda! Mas as nuvens baixas e avermelhadas pela iluminação do bairro estão atrapalhando bastante a observação e os registros fotográficos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.