Topo

Física na Veia

Por que 19/05 é o "Dia do Físico"? Entenda e comemore comigo!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

19/05/2020 14h44

Hoje, 19 de maio, é o Dia do Físico! Sabia?

A data foi escolhida porque 19/05 lembra 1905, o "Ano Miraculoso" em que Albert Einstein (1879-1955), um então desconhecido jovem de apenas 26 anos, publicou cinco artigos originais que sacudiram as bases  da Física!

Dia do Físico!

 

Conhece estes cinco artigos? Sabe do que eles tratavam? Confira a seguir.

Os cinco artigos originais de Einstein no Ano Miraculoso de 1905

1. "Sobre um ponto de vista heurístico concernente à geração e transformação da luz"
(Título original "Über einen die Erzeugung und Umwandlung des Lichtes betreffenden heuristischen Standpunkt")
2. "Sobre uma nova determinação das dimensões moleculares"
(Título original: "Eine neue Bestimmung der Moleküldimensionen")
3. "Sobre o movimento de partículas suspensas em fluidos em repouso, como postulado pela teoria molecular do calor"
(Título original: Über die von der molekulartheoretischen Theorie der Wärme geforderte Bewegung von in ruhenden Flüssigkeiten suspendierten Teilchen")
4. "Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento"
(Título original: "Zur Elektrodynamik bewegter Körper")
5. "A inércia de um corpo depende da sua energia?
(Título original: "Ist die Trägheit eines Körpers von seinem Energieinhalt abhängig?")

Sobre o que tratavam estes artigos?

É no primeiro artigo que Einstein descreve de forma original o Efeito Fotoelétrico com base no conceito de quantum de energia de Max Planck (1858-1947) publicado oficialmente em dezembro de 1900. Foi por conta do seu trabalho sobre o Efeito Fotoelétrico que Einstein ganhou o Nobel de Física em 1921.

O segundo artigo, recorde em citações entre os trabalhos científicos na época, trata das dimensões das moléculas, e foi aceito como tese de doutoramento de Einstein na Universidade de Zurique.

O terceiro, também bastante conhecido e importante, aborda o Movimento Browniano, o movimento desordenado das partículas num fluido.

O quarto é a semente da Teoria da Relatividade Restrita (ou Especial) que fala da contundente relatividade do espaço e do tempo, algo até então inimaginável no universo newtoniano.

E o quinto artigo nos brinda com a mais famosa equação de toda a Física: E = m.c². Neste artigo está a base da ideia de que massa m pode ser convertida em energia E e vice-versa. E o termo "c²", o quadrado da velocidade da luz no vácuo, é a constante de proporcionalidade entre a quantidade de massa m e a quantidade de energia E nesta conversão. Ideia simples, mas revolucionária.

Incrível, não? Tudo num único e produtivo ano!

Por conta disso, 1905 ficou conhecido como o segundo annus mirabilis (ou ano miraculoso) da Física. O primeiro annus mirabilis da Física foi 1666, um ano muito produtivo para Sir Isaac Newton (1643-1727) e no qual publicou a sua importantíssima Lei da Gravitação Universal, a primeira teoria a descrever com sucesso a atração gravitacional entre os corpos dotados de massa, além de ideias de Mecânica, Óptica, e a sua versão pessoal do Cálculo Diferencial e Integral, ferramenta que "inventou" para uso próprio, ou seja, para dar suporte às suas sofisticadas ideias que, até então, não podiam ser descritas com as ferramentas matemáticas pré existentes.

PARABÉNS A TODOS OS FÍSICOS NESTE NOSSO DIA!

Ainda que em tempos sombrios de negacionismo, temos muito o que comemorar! Existimos! Não desistimos! Lutamos diariamente por um mundo melhor ancorado na Ciência!

Abraço do prof. Dulcidio! E Física na veia!


Para se divertir e comemorar o "Dia do Físico"

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."