Topo

Física na Veia

Coronavírus: mulheres divulgam manifesto em defesa da ciência

Prof. Dulcidio Braz Júnior

22/04/2020 12h48

Neste post, de 6 de abril, publiquei o primeiro vídeo oficializando o manifesto "Nos Somos a Ciência".

Hoje saiu o segundo vídeo e, desta vez, só com mulheres cientistas. O movimento, que surgiu para ressaltar a importância científica no combate ao novo coronavírus e no cotidiano das pessoas, ganha agora vozes poderosas de cientistas brasileiras de renome internacional!

Devo confessar que o vídeo das "meninas" ficou muitíssimo melhor do que o nosso! Confira-o acima. E saiba, a seguir, um pouco mais sobre esta iniciativa.

O manifesto

Diversas cientistas brasileiras de renome internacional são o destaque do novo vídeo do manifesto "Nós Somos a Ciência", que foi ao ar nesta quarta-feira (22), nas redes sociais do movimento e das dezenas de apoiadoras e apoiadores.

Ele foi elaborado em defesa da ciência, sucateada no Brasil com cortes de verbas em educação, pesquisas e inovação pouco antes do surgimento do novo coronavírus (Covid-19).

Idealizado pelo físico Wilson Namen, o engenheiro José Luíz Martins, o produtor de audiovisual Rafael Procópio e pela jornalista Sui Teixeira, o movimento teve um vídeo piloto lançado no início do mês, com as vozes de importantes cientistas brasileiros. Agora foi a vez de as cientistas mulheres mostrarem seu engajamento e conclamar a população a participar do projeto.

"Queremos evidenciar a importância da ciência, mostrar a relevância que ela tem para a tomada de decisões pelo poder público e orientar a população, visando menor impacto do vírus e mostrar como os cientistas caminham de mãos dadas com o bem-estar social", explica Namen, um dos fundadores do grupo Ciência em Show.

"Como cientista e comunicador, quero mostrar a importância da cultura científica. Coisas simples, como o ato de 'lavar as mãos, pode salvar vidas, sim', e precisam estar no consciente coletivo. Um povo sem cultura científica é um povo doente", completa o físico formado pela USP (Universidade de São Paulo).

O surgimento do novo coronavírus fez, desde o final do ano passado, o mundo científico voltar suas atenções ao combate à pandemia. Profissionais de diversas áreas da ciência estão focados, desde então, na busca de tratamentos, remédios, vacinas, entre outras ações que possam trazer de volta o bem-estar social, curar a doença e, ainda, prevenir a população global de contrair novamente a covid-19.

O conteúdo do novo vídeo foi gravado por mulheres conhecidas da ciência e da divulgação científica do país (confira lista completa abaixo). Participam do vídeo, por exemplo, Duilia de Mello, da Catholic University of America (Washington DC); Márcia Barbosa, física da UFRGS, diretora da Academia Brasileira de Ciências; Ale Pacini, física espacial do INPE, do canal "O que diz a física"; e Brysa Silveira, mestre em Bioquímica e Biologia Molecular da UFBA, dentre várias outras.

Confira, abaixo, os cientistas e divulgadores científicos que já se engajaram no movimento:

Wilson Namen – Físico, USP – Ciência em Show
Daniel Ângelo – Físico, USP – Ciência em Show
Gerson Julião – Mestre em Física, USP – Ciência em Show
Ana Ralston – Pedagoga, Mackenzie, Pós-Graduada FGV – Ciência em Show
Pirula – Dr. Zoologia, USP – Canal do Pirula
Dulcídio Braz Jr. – Físico, Unicamp – Canal Física na Veia
Prof. Jubillut – Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, UFSC – Biologia Total
Ivys Urquiza – Eng., UFPE – Canal Física total
Victor Mammana – Doutor em Física, USP – Programa WASH Cemaden
Allan Rodrigues – Químico, UFRJ – Blog Descomplica
Brysa Mariana – Dra. Imunologia, UFBA – Biomédica, EEBN-SP
Rafaela Ribeiro – Dra. Biologia Celular IIEP, Albert Einstein
Mariana Severo – Dra. Microbiologia, Pós Doutoranda, IMT-USP
Speto – Ilustrador – Um dos principais nomes do Grafite no Brasil
Dra. Marcia Barbosa – Física, UFRGS, diretora da Academia Brasileira de
Ciências
Profa. Dra. Hellíada Chaves – Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral
Profa. Isabel Rambob – Ciências do Comportamento Aplicadas à Odontologia –
Universidade de Maryland
Dra. Adriana Rolim – Farmacologia – Universidade de Fortaleza
Dra. Ale Pacini – Física Espacial INPE – Canal O Que Diz a Física
Dra. Duília de Mello – Catholic University of America – Washington D.C.
Profa. Rafaela Lima – Canal Mais Ciências
Msc. Brysa Mariana – Bioquímica e Biologia Molecular – UFBA
Dra. Natália Pasternak – Microbiologia, ICBUSP – Pres. Instituto Questão de
Ciência
Dra. Jaqueline Goes de Jesus – Pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP
Dra. Tânia Dominici – Bacharel em Física, Mestre e Doutora em Astronomia pela
USP. Pesquisadora Titular do MCTIC, atualmente lotada no Museu de Astronomia
e Ciências Afins (MAST, Rio de Janeiro).

Divulgue a campanha! Acompanhe-a pelas redes sociais!

Juntos, e com a Ciência do nosso lado, somos muito mais fortes!

Abraço do prof. Dulcidio! Ciência e todo cuidado, na veia!


Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."