Topo

Física na Veia

Está de quarentena? Aproveite e veja hoje a Lua Cheia anunciando a Páscoa!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

07/04/2020 14h57

Meu registro do Nascer da Lua Pascal sobre a serra em São João da Boa Vista em 2019.

 

Hoje, 7 de abril, a face da Lua voltada para a Terra atinge o máximo de iluminação. Quando isso acontece, temos uma Lua Cheia.

A Lua Cheia de hoje, no entanto, é especial. E por dois motivos. Confira-os a seguir.

 

Por que a Lua Cheia de hoje é especial? (motivo 1)

A Lua Cheia de hoje anuncia a chegada da Páscoa.

Por definição, o Domingo de Páscoa é sempre o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que acontece depois de 21 de março¹

Dá uma espiada no calendário abaixo.

Note que a Lua Cheia de hoje é exatamente a primeira Lua Cheia que acontece depois de 21 de março¹. Logo, ela define, por um critério astronômico, que o próximo domingo, 12 de abril, será a data da Páscoa. Anualmente é assim que determinamos a data do Domingo de Páscoa. Neste post, em pleno Carnaval 2020, explico que a data da terça-feira de Carnaval também está relacionada a este critério astronômico, bem como a data de Corpus Christi, dentre outras datas móveis.

 

Por que a Lua Cheia de hoje é especial? (motivo 2)

 

A fase cheia da Lua ocorre hoje com o nosso satélite passando, coincidentemente, próximo da posição orbital de máxima aproximação com a Terra, ponto conhecido como perigeu.

Veja, na ilustração acima, que a órbita da Lua ao redor da Terra é elíptica. Se fosse circular, a distância Terra-Lua seria sempre a mesma. Mas, sendo oval, a rigor elíptica, a Lua se aproxima e se afasta da Terra a cada um dos seus ciclos.

Você sabe, da prática, que, tudo o que vemos mais de perto nos parece maior. Um farol de carro, ao longe, é só um pontinho luminoso. De perto, no entanto, sempre parecerá maior e muito mais brilhante. Certo? Com a Lua não é diferente. O tamanho aparente² da Lua, por conta deste capricho cósmico da órbita elíptica, pode variar em até 14%. E o brilho aparente da Lua, o que conhecemos como luar, pode variar em até 30%. Neste post calculo estas porcentagens e aprofundo o tema caso seja do seu interesse.

Pelo fato do tamanho aparente da Lua Cheia poder ficar até 14% maior e o luar até 30% mais intenso nas passagens do nosso satélite em torno do perigeu (região entre p' e p" na ilustração acima), algumas pessoas começaram a chamar o fenômeno de "Superlua". O termo é um tanto quanto exagerado e pode passar uma ideia errada do fenômeno e até frustrar observações de pessoas desavisadas que vão procurar uma Lua Cheia imensa no céu. Cuidado! Não teremos uma Lua Cheia enorme ocupando parte significativa do céu! Mas teremos uma Lua Cheia com o luar "turbinado" que pode, em locais escuros, longe das luzes das cidades, clarear a noite.

A diferença de 14% no tamanho aparente da Lua Cheia, mostrada na ilustração abaixo, retirada deste interessantíssimo artigo do CREF – Centro de Referência para o Ensino da Física, é muito sutil. Talvez você discorde e afirme que é sim bastante perceptível a diferença de tamanhos. Mas tem um detalhe: na montagem fotográfica abaixo temos "duas" Luas, uma do lado da outra. Vemos a "Minilua", de tamanho aparente menor, de quando o nosso satélite passa perto do apogeu, mais longe da Terra, e a "Superlua", de tamanho aparente maior, quando o nosso satélite passa perto do perigeu e, portanto, mais perto da Terra. Mas na prática, no céu, temos uma só Lua e, sem outras referências de tamanho para comparar com ela, qualquer efeito que nos leve a acreditar que Lua pareça estar maior é muito mais ilusão de óptica do que qualquer outra coisa, o que explico em detalhes neste outro post.

"Minilua" e "Superlua" (Fonte: CREF)

 

De qualquer forma, observar a Lua Cheia é sempre algo impactante. Lua Cheia no perigeu tem tudo para ser um farol iluminando a noite. E uma Lua Cheia Pascal tem um charme todo especial.

Aproveite a quarentena e, com seus familiares, no clima do #astroisolamento (ideia que "plantei neste post e neste outro post também), sem sair da sua casa e com toda a segurança, observe o céu! Aproveite para, logo ao entardecer, pouco depois das 18h (horário de Brasília), ver o imponente nascer da "Super" Lua Cheia Pascal próxima ao perigeu.

O céu aqui em São João da Boa Vista nublou. Vou tentar fotografar a Lua nascendo sobre a serra. Se eu conseguir, posto por aqui.

Cuide-se! Cuide dos seus! Confie na Ciência! E boas observações! 

 

Abraço do prof. Dulcidio! Física, sensatez científica e todo cuidado, na veia!


¹ 21 de março é a data aproximada do equinócio de outono no hemisfério sul ou de primavera no hemisfério norte que, dependendo da localidade, ocorre entre 20 e 21 de março. 
² O tamanho real da Lua é contante. Usei o termo tamanho aparente porque é o tamanho com que percebemos a Lua daqui da Terra e que, portanto, depende da distância Terra-Lua no momento da observação.

Já publicado no Física na Veia! 

[19/04/2019]  O nascer da Lua Pascal (com animação)

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."