Topo

Física na Veia

Imagens do nascer da "Superlua" por trás da serra

Prof. Dulcidio Braz Júnior

09/03/2020 20h07

A Lua Cheia no perigeu nascendo por trás da serra em São João da Boa Vista, SP, BR.

 

Fiz um bate e volta em Poços de Caldas, MG. Quando saí daqui de São João da Boa Vista, SP, por volta das 15 h, chovia e o céu estava completamente fechado.

Mas, para a minha grata surpresa, quando voltei, pouco depois das 18 h, o céu estava limpo. Deu para acompanhar de camarote o nascer da Lua Cheia que hoje está mais perto da Terra e, portanto, um pouco maior e bem mais brilhante do que a média.

Muitos chamam este fenômeno de "Superlua". O nome correto é Lua Cheia no perigeu. Para saber mais, veja o post anterior.

Confira, abaixo, mais imagens deste incrível nascer da Lua. Abra as fotos noutra janela, em tamanho maior, para ver os detalhes. Note com a Lua nasceu bem amarelada desta vez!

Por comparação com as árvores no topo da serra, a Lua Cheia parecia enorme!

 

Lua Cheia no perigeu: um farol amarelado sobre as luzes amarelas do meu bairro.

 

A luz amarelada da Lua Cheia próxima do horizonte combinou com o tom amarelado das luzes de vapor de mercúrio do meu bairro. E eu adoro este luar intenso desenhando o perfil da serra!

 

Registro com exposição maior (4 s) para dar uma ideia do farol e do efeito do luar "turbinado" na serra!

 

Um pouco mais alta no céu, menos amarelada. Mais tarde, longe do horizonte, ela vai ficar "prateada" como sempre.

 

Todas as imagens deste post foram feitas com a minha Sony HX100V fixa em tripé. Comprei esta câmera em Paris em julho de 2011. Ela já está velhinha. Mas ainda faz um serviço honesto com seu zoom óptico de 30X e e 16 megapíxels de resolução com a possibilidade de controle de ISO, exposição, abertura, e velocidade de obturação.  Ela foi escolhida a dedo, na época, para fazer este tipo de imagem do céu. Hoje sonho com câmeras superzoom mais modernas. Mas ainda me divirto bastante com esta HX!

E você? Está vendo a "Superlua" também? Deixe comentários com a sua impressão sobre esta incrível Lua Cheia "turbinada"!

 

Abraço do prof. Dulcidio! E Física (e Astronomia) na veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."