Topo

Física na Veia

CBPF 70 anos: três livros gratuitos para baixar comemoram a data

Prof. Dulcidio Braz Júnior

29/10/2019 18h59

"César Lattes – arrastado pela história", "Ilustríssima Física – o CBPF na Folha de S. Paulo" e "História da Física – artigos, ensaios e resenhas", os três livros gratuitos para baixar em vários formatos digitais.

 

O CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas está comemorando 70 anos de sua fundação. Para comemorar, dentre outras iniciativas, está lançando três livros gratuitos para serem baixados em formato digital:  uma biografia e duas coletâneas de textos.

 

César Lattes ‒ arrastado pela história 

Trata-se de uma biografia curta, despretensiosa e em linguagem simples da vida e obra de Cesar Lattes, físico brasileiro responsável pela descoberta, na década de 1940, no Reino Unido e nos EUA, da partícula méson pi, responsável por manter o núcleo atômico coeso. Indicado pelo menos sete vezes ao Nobel de Física, Lattes é um 'herói da Era Nuclear' no Brasil.

Ilustríssima física ‒ o CBPF na Folha de S. Paulo

Temos aqui uma coletânea com 11 artigos publicados por pesquisadores do CBPF no caderno de cultura dominical 'Ilustríssima', da Folha de S. Paulo, como resultado de um acordo com o jornal. São dois artigos históricos e o restante aborda áreas em que o CBPF desenvolve pesquisa de ponta.

História da Física ‒ artigos, ensaios e resenhas

Outra coletânea de textos sobre história da física no Brasil e no mundo. Essa nova versão sai em coautoria com Antonio Augusto Passos Videira, do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador colaborador do CBPF.

Ficou interessado? Os três livros podem ser baixados daqui em pdf, epub e mobi (formato específico do leitor Kindle da Amazon). Nesta mesma página do portal do CBPF você vai encontrar outros livros para baixar além de resenhas de livros interessantes para adquirir.

Fica a dica!

 

Abraço do prof. Dulcidio! E Física na veia!

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."