Topo

Física na Veia

Quase 24 h de Física!

Prof. Dulcidio Braz Júnior

14/10/2019 19h28

Prof. Idelfranio, do canal Física Marginal, idealizador do projeto #Q24F.

 

Dizem que nós, físicos, somos loucos…

Vivemos nos defendendo desta infâmia e tentando mostrar que somos, no máximo, "diferentes", mas não exatamente doidos.

Mas aí vem um físico, professor, youtuber, e inventa de ficar (quase) 24 h on line dando aulas e conversando com pessoas de diversas áreas sobre Física, Educação, e assuntos correlatos, e já era! Qualquer defesa que façamos vai por água abaixo. Loucura pouca é bobagem!

Estou falando do prof. Idelfranio do canal Física Marginal. Já ouviu falar dele? Sim, ele é maluco! Mas fica tranquilo que é no melhor sentido do termo!

Através do seu canal, Idelfranio vai repetir pelo quarto ano consecutivo seu projeto #Q24F, uma maratona de virar (quase) 24 horas ao vivo.

Participei da primeira edição do projeto. E foi bem divertido, apesar dos tombos que a internet lerda naquela época me deu! Estou, honrado, presente na agenda oficial desta nova edição do projeto que vem acontecendo sempre ao longo das 24 h do dia 15 de outubro, não por acaso, Dia do Professor. Falarei, às 14 h, sobre a forma (esférica!!!) do nosso lindo planeta azul.

O programa começa, portanto, logo mais à 0 h desta terça-feira, 15 de outubro, ou seja, assim que o relógio virar meia noite! Deixo, abaixo, uma janela para o #Q24F a partir da qual você pode acompanhar tudo.

 

Neste ano a programação estará focada em Ciência, Divulgação Científica, Educação, Sustentabilidade e Sociedade.

Segundo o prof. Idelfranio, "serão 20 convidados dentre cientistas, educadores, jornalistas e artistas. Todos ao vivo, online, em horários programados, unindo o norte ao sul do Brasil, e com participações internacionais diretamente dos EUA e da França". Confira abaixo a programação completa.

 

PROGRAMAÇÃO

MADRUGADA

  • 01 h, Vinícius Penteado, biólogo, Conselheiro do Science Vlogs Brasil, falando sobre a Divulgação Científica no Brasil, utilizando canais de vídeo, redes sociais etc.
  • 02 h, Thiago França, Educador, CEO da ScoreEdu, falando sobre a geração e a mineração de dados em avaliações educacionais.
  • 05 h, Adriana Cohen, jornalista científica e pesquisadora, falando sobre as relações entre Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade.

MANHÃ

  • 07 h, Vitor Hugo Sampaio, Engenheiro Ambiental, criador do Referencial Verde, falando sobre o saber ambiental e práticas sustentáveis.
  • 08 h, Fernanda Evlaine, Defensora Pública, sócia-fundadora do Ciclos R3, falando o funcionamento da mente humana nos ciclos de aprendizado.
  • 09 h, Jones Brandão, head de educação, falando sobre as quebras de paradigmas necessárias na educação do/para o século XXI.
  • 10 h, Néle Azevedo, artista plástica, criadora do Monumento Mínimo, falando sobre.o processo de criação e o uso de conhecimentos de Física nas artes.
  • 11 h, Fernando Lang, professor de Física, do Centro de Referência no Ensino de Física, falando sobre a formação científica para professores e os erros conceituais nas avaliações cómo o Enem.

TARDE

  • 12 h, Hugo Fernandes, biólogo, divulgador científico, falando sobre as pseudociências.
  • 13 h, Pablo Sales, Fundador e CEO da Kanttum – formação de professores, falando sobre a melhoria de performance de um professor a partir de feedbacks.
  • 14 h, Dulcídio Braz Jr, professor, criador do blog Física na Veia, falando sobre as evidências de que a Terra é redonda!
  • 15 h, Rodrigo Bezerra, professor, autor, CEO do QG do Enem, falando sobre a importância da Língua Portuguesa para o aprendizado das Ciências Exatas.
  • 16 h, Alexandre Costa, Físico, professor e ambientalista, falando sobre as evidências do aquecimento global.
  • 17 h, Ademar Celedônio, Educador diretor de ensino e inovações educacionais, falando sobre inovação e tecnologia em educação.

NOITE

  • 18 h, Cecília Licarião, bióloga, fundadora do projeto Aves de Noronha, falando sobre a Física das Aves e a conservação das endêmicas de Fernando de Noronha.
  • 19 h, Mariana Rau, Barbara Zolet e Vixtor Maia, do Cientista Beta, falando sobre a iniciação científica de professores e de alunos através das feiras de ciências.
  • 20 h, Emilly Fidely, educadora, criadora do @SeLigaProf, falando sobre práticas inovadoras para professores antenados.
  • 21 h, Marcelo Sousa, Físico, Fundador e CEO da Bright Photomedicine, falando sobre o uso de radiações para tratamentos médicos e sobre empreendedorismo para cientistas.
  • 22 h, Fabrício Scheffer, Vasco Vasconcelos e Douglas Gomes, professores de Física, Edutubers, falando sobre as dores e as delícias de se manter canais de educação no YouTube.

 

Você, além de assistir ao #Q24F, poderá interagir e fazer perguntas, o que torna tudo ainda mais legal!

Vamos nessa?

 

Abraço do prof. Dulcidio! E Física na veia!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."