Topo

Física na Veia

Divulgação científica nas novas mídias é tema de disciplina do IFGW/Unicamp

Prof. Dulcidio Braz Júnior

01/10/2019 16h27

Átila Iamarino na F016 do IFGW (Fonte: vídeo aula disponível no Youtube)

 

"F016 – Tópicos de Física Aplicada: Divulgação Social nas Novas Mídias" é o nome de uma novíssima e oportuna disciplina eletiva oferecida na graduação pelo IFGW – Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.

Tudo começou pelas mãos do Professor Leandro Tessler, docente do IFGW e editor do blog Cultura Científica, e do Átila Iamarino, doutor em Biologia pela USP – Universidade de São Paulo, e responsável pelo canal Nerdologia no Youtube.

Durante o tempo em que Tessler foi curador dos Colóquios do IFGW, ele convidou o Átila para ministrar um desses eventos. O sucesso foi enorme! O auditório lotou! E meia hora antes do início do evento já havia pessoas sentadas nas escadas. Ficou evidente o interesse no assunto.

Em 2018, o IQ – Instituto de Química da Unicamp realizou um curso de divulgação científica. Desta vez o responsável foi Rafael Bento Soares, também doutor em Biologia e conhecido divulgador científico. E o sucesso também foi marcante, ratificando o interesse que os estudantes universitários têm no importante tema da divulgação científica.     

Agora, em 2019, o Tessler teve a ideia de convidar o Átila para protagonizar o projeto "Professor Especialista Visitante" da Unicamp. E, com o apoio incondicional da Coordenação de Graduação, foi criada a F016.

A disciplina teve grande procura. As 50 vagas iniciais foram ampliadas para 70 e, ainda assim, muita gente ficou de fora!

O mais importante é que a disciplina nasceu. As aulas já estão acontecendo neste segundo semestre letivo. E, para ratificar e dignificar a ideia máxima de que estamos em tempo de compartilhar conhecimento, as aulas estão sendo disponibilizadas pelo Youtube! Confira abaixo o que já está no ar:

 

Leandro Tessler e Átila Iamarino são bastante ativos na divulgação científica há anos. Rafael Bento também. Além de segui-los pelas redes sociais, já os encontrei em vários eventos de divulgação, como na Campus Party 2012, momento histórico em que o Nerdologia estava sendo idealizado e prestes a decolar.

Mesa redonda na Campus Party 2012 com Átila Iamarino, Rafael Bento, Dulcidio Braz Jr e os Jovens Nerds. O Nerdologia estava nascendo.

Em junho de 2014, às vésperas da Copa do Mundo de Futebol aqui no Brasil, colaborei com um vídeo do Nerdologia sobre Física e Futebol. Confira aqui.

Parabéns ao todos os envolvidos na iniciativa de levar para dentro da Universidade Pública as sementes da divulgação científica, antidoto mais eficaz para a tendência crescente de obscurantismo científico e filosófico que assola o mundo e, muito em particular, o nosso país!

 

 

Abraço do prof. Dulcidio! E Física (e divulgação científica) na veia!


Fonte para as informações deste post: artigo do Portal IFGW/Unicamp.

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."