Topo

Física na Veia

Conjunção Lua e Saturno

Prof. Dulcidio Braz Júnior

02/02/2019 15h56

Lua Minguante e planetas fazendo pose para foto pouco depois das 5h em São João da Boa Vista, SP. No alto a bela constelação do Escorpião.

 

A imagem acima mostra o céu leste em São João da Boa Vista, SP, minha cidade, pouco depois das 5h da madrugada de hoje. Nela podemos ver, começando de cima, a constelação do Escorpião (destacada neste post), os planetas Júpiter, Vênus e Saturno, e também a Lua Minguante. Saturno estava "coladinho" na Lua Minguante. Na imagem abaixo, cópia da imagem do topo do post, destaco esta curiosa conjunção e dou nome aos principais astros.

 

Em destaque a conjunção Lua e Saturno

 

A próxima imagem, com mais zoom, fecha o campo de visão na curiosa conjunção Lua/Saturno.  Aumentei a exposição na captura para evidenciar que a superfície da Lua não iluminada diretamente pelo Sol e que deveria ser totalmente escura, na prática não é. Repare que dá para observar, ainda que de forma sutil, a superfície lunar além da "casquinha" iluminada pelo Sol. Trata-se da luz cinérea.

Lua Minguante e Saturno. Note também a luz cinérea sobre a parte mais escura da Lua.

 

Assim como a Lua reflete a luz solar e ilumina as noites na Terra, o que chamamos de luar, a Terra também reflete luz do Sol para a Lua, iluminando as noites do nosso satélite num fenômeno análogo ao luar e que é conhecido como de luz cinérea.

Desde o dia 30 de janeiro postei e venho avisando sobre a proximidade aparente da Lua Minguante e três planetas nas madrugadas. De lá para cá madruguei todos os dias para ver/fotografar os astros. E postei aqui no Física na veia!. Se você perdeu alguma coisa, siga os links abaixo.

 

Abraço do prof. Dulcidio. E Física e Astronomia na veia!


Já publicado no Física na Veia!

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."