Topo

Física na Veia

Algumas razões para ser um cientista

Prof. Dulcidio Braz Júnior

11/06/2018 18h46

Capa da obra

 

CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, em outubro de 2005, publicou o livro "Algumas Razões Para Ser Um Cientista" com traduções dos depoimentos de alguns dos físicos presentes na "One Hundred Reasons To Be A Scientist" (Cem Razões Para Ser Um cientista), obra originalmente publicada pelo ICTP – Centro Internacional de Física Teórica.

Neste material original em inglês, como o nome já sugere, cem cientistas das áreas de Física e Matemática falam sobre as razões que os teriam despertado para a carreira científica. Na versão brasileira, condensada, foram agregados depoimentos de alguns importantes físicos nacionais elaborados com base em entrevistas realizadas por Carolina Cronemberger, na época doutoranda do CBPF.

O material é fantástico para motivar jovens estudantes para que façam Ciência, coisa rara aqui no Brasil. São poucos os jovens que recebem incentivo da sociedade e da família para seguirem carreira na pesquisa científica. Os recentes cortes do governo Temer nos subsídios à pesquisa científica foram um duro golpe que ainda mais agravou a situação. Total falta de visão dos nossos políticos. Talvez, mais do que simples cegueira, falte mesmo é vontade de fazer do Brasil um país melhor para todos e não somente para uma minoria privilegiada. Parece que para eles — políticos — está ótimo do jeito que está!

Como professor e divulgador científico, inconformado com a situação, continuo firme e convicto na minha tarefa de resistência! Haja resiliência! Precisamos investir mais em Ciência e Tecnologia e, para isso funcionar de verdade, temos que formar cada vez mais jovens cientistas brasileiros.

Lembrei-me deste livro quando publiquei o post anterior falando sobre o sensacional projeto Mural-Grafite da Ciência do próprio CBPF que, sem querer ser repetitivo mas já sendo, vale a sua visita! O site fica aqui.

Uma parte particularmente linda no enorme muro grafitado (veja imagem abaixo) contém uma coleção de cientistas nacionais e internacionais, das mais diversas áreas, todos de enorme relevância no cenário mundial. Um super time de mentes brilhantes que fizeram diferença e nos ajudaram a tornar o mundo melhor.

Área do muro grafitado dedicada aos cientistas

 

Vasculhando o site, descobri que o livro "Algumas Razões Para Ser Um Cientista" ainda continua disponível para download gratuito em PDF, treze anos depois.

Aproveite a oportunidade e baixe-o! Leia-o! Inspire-se! E faça mais: compartilhe o link para download com jovens estudantes, especialmente aqueles que você talvez já saiba que estão "pensando" em seguir carreira científica mas ainda têm dúvidas. Inspire-os também! Precisamos virar o jogo! Nosso país precisa de mais cientistas!

Sumário da obra


Este post também foi publicado no Física na Veia!  no Steemit neste link.

Já publicado no Física na veia!

[08/06/2018]  CBPF: Grafite da Ciência

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."