Topo

Física na Veia

Fly me to the moon 2.0

Prof. Dulcidio Braz Júnior

29/05/2018 18h58

O clarão do luar rompendo a noite por trás da serra

 

A Lua Cheia acaba de nascer aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.

Na imagem acima dá para ver o clarão do Luar rompendo o céu por trás da montanha. Na imagem abaixo a Lua já deu as caras. Linda, como sempre!

A Lua Cheia deu as caras

 

Com a câmera fixa num tripé, mandei um zoom óptico de 30X na Lua só para vê-la de pertinho. E vejam o que apareceu!

Dá para ver o paraglider diante do disco lunar?

 

Além da vegetação e das torres no topo da serra, dá para ver a silhueta de alguém (quem será?) que estava praticando voo livre nas montanhas?

Imediatamente lembrei-me da canção "Fly me to the moon" , de autoria de Tony Bennett, mas que ficou famosa na voz de Frank Sinatra. No refrão a canção diz:

 

"Fly me to the moon
And let me play among the stars
Let me see what spring is like
On Jupiter and Mars"

 

Incrível coincidência! Parece que o aprendiz de Ícaro, com seu paraglider, quer mesmo voar até a Lua. Júpiter já está alto no céu. E Marte nasce logo mais! Só não estamos na primavera (spring). Então, com devido respeito ao autor da canção, permito-me editar a letra, criando o Fly me to the moon 2.0. Pode ser?

 

"Fly me to the moon
And let me play among the stars
Let me see what spring autumn is like
On Jupiter and Mars"

 

E não venha me dizer que o flagra foi sorte! No máximo foi coincidência. Sempre observo a Lua. Estou sempre olhando para o céu. Só quem olha para o céu consegue algo assim. Logo, se "sorte" eu tive foi só porque nela eu acredito! Ou, em outras palavras, não foi ela quem correu atrás de mim, fui eu quem fui voando em busca dela! Esta é uma lição que aprendi muito cedo na vida!


Este post também está publicado no Física na Veia! (Steemit), de minha autoria, neste link

 

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."