Topo

Física na Veia

Blue Moon anunciando a chegada da Páscoa

Prof. Dulcidio Braz Júnior

30/03/2018 19h53

Blue Moon (em destaque) sobre meu bairro em São João da Boa Vista, interior de SP, por volta das 19h.

 

O feriado da Sexta-feira Santa termina parcialmente nublado aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Mesmo com nuvens, consegui um modesto registro da Lua Cheia nascendo sobre meu bairro.

O que essa Lua Cheia de hoje tem de especial? Duas coisas:

  • É a segunda Lua Cheia dentro do mesmo mês, ao que chamamos de Blue Moon. Mas não espere a Lua vai ficar azul. Trata-se apenas de um nome e uma curiosidade astronômica.
  • É a Lua Cheia que anuncia a chegada da Páscoa.

A segunda observação acima é muito mais relevante. Portanto, merece destaque e aprofundamento, embora eu já tenha escrito sobre isso noutros tantos posts aqui no blog (veja links lá no rodapé deste texto).

Você já deve ter observado que a data da Páscoa muda a cada ano. Certo? A data de Carnaval também. Idem com Corpus Christi. Por que isso acontece? A explicação está na definição astronômica da data da Páscoa:


"A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia que ocorrer a partir do dia 21 de março".


21 de março é a data aproximada do equinócio (de outono, no hemisfério sul, ou de primavera, no hemisfério norte.

Tivemos equinócio no último dia 20 de março, terça-feira da semana passada. Fiz registro do nascimento do Sol neste dia, comparando com outros registros do nascer do Sol em solstícios e equinócios sucessivos. Você viu o post? Reproduzo a imagem logo abaixo.

Comparativo das posições reais do nascer do Sol em 21/06/2017 (solstício), 22/09/2017 (equinócio) e
21/12/2017 (solstício)

A Lua Cheia de hoje é a primeira Lua Cheia depois de 21 de março. E o primeiro domingo depois desta primeira Lua Cheia depois de 21 de março é o próximo domingo, depois de amanhã, e que cai em 01 de abril. Portanto, domingo, 01 de abril, é o Domingo de Páscoa!

Obviamente, um dia antes, 31 de março, um sábado, é Sábado de Aleluia. E dois dia antes, hoje, sexta-feira, é Sexta-feira Santa.

É sempre assim, em todo o ano! Você descobre a data do Domingo de Páscoa e, a partir dela, determina outras datas religiosas.

Para saber a data da terça-feira de Carnaval também é fácil. Por definição:


"A terça-feira de Carnaval acontece exatamente 47 dias antes do Domingo de Páscoa"


Pegue um calendário 2018 e conte você mesmo. 47 dias antes de 01 de abril, domingo de Páscoa, foi 13 de fevereiro, terça de Carnaval!

Confira na tabela abaixo as diversas datas religiosas móveis e como encontrá-las a partir da data da Páscoa.

Tabela_datas_moveis

 

O próximo feriadão, bastante tradicional no Brasil, será Corpus Christi. Veja como ele é definido:


"A data de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa e cai sempre numa quinta-feira"


Vá novamente para um calendário e conte você mesmo. Em 2018 o feriado de Corpus Christi será em 31 de maio, exatamente 60 dias depois de 01 de abril, Domingo de Páscoa.

Boa Páscoa! 


Já publicado aqui no Física na Veia!

* Posts na plataforma antiga do blog


Fanpage do blog

Você conhece a fanpage do Física na veia no Facebook? Já curtiu? Está seguindo? Não?

O que está esperando? Facebook.com/FísicaNaVeia.

Todo dia tem novidades de Física e Astronomia. E através dela você sempre fica sabendo primeiro dos posts publicados por aqui!

Sobre o autor

Dulcidio Braz Jr é físico pelo IFGW/Unicamp onde atuou como estudante e pesquisador no DEQ – Departamento de Eletrônica Quântica no final dos anos 80. Mas foi só começar a lecionar física para perceber que seu caminho era o da educação. Atualmente, além de professor, é autor de material didático pelo Sistema Anglo de Ensino / Somos Educação e pela Editora Companhia da Escola. É pioneiro no Brasil no ensino de Relatividade, Quântica e Cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. E faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor/aluno em tempo integral pois, enquanto ensina, também aprende.

Sobre o blog

"O Física na Veia! nasceu em 2004 para provar que a física não é um “bicho papão”. Muita gente adora física. Só que ainda não sabe disso porque trocou o conteúdo pelo medo. Se começar a entender, vai gostar. E concordar: a Física é pop! Pelo seu trabalho de divulgação científica, especialmente em física e astronomia, sempre tentando deixar assuntos árduos mais leves sem jamais perder o rigor conceitual, o Física na Veia! foi eleito por um júri internacional como o melhor weblog do mundo em língua portuguesa 2009/2010 pelo The BOBs – The Best of Blogs da alemã Deutsche Welle."