Rodrigo Andolfato, um legítimo "Viajante Espacial"
Você já ouviu falar em Rodrigo Andolfato?
Andolfato nasceu em Lages, Santa Catarina. Graduou-se em Administração na UFU – Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. Atualmente é analista do Banco Central e, por conta de sua profissão, reside em Águas Claras, Distrito Federal.
Só por este pequeno currículo dá para ver que ele gosta bastante de andar pelo mundo. Mas suas maiores viagens são pelo espaço, de carona com a luz, capturando os fótons que vêm dos astros.
Não entendeu? Explico. Rodrigo Andolfato é astrofotógrafo amador. Amador no sentido de não ganhar a vida com este trabalho. Mas ele tem resultados fantásticos e que tangenciam trabalhos profissionais. Não tenho medo algum em dizer que ele é um dos grandes nomes da Astrofotografia brasileira e também mundial.
Para você que conhece ou não a obra de Andolfato, trago uma boa nova: ele acaba de lançar o livro "O Viajante Espacial".
A obra tem versão impressa paga e pode ser comprada on line por aqui, no Clube de Autores. Mas, para quem gosta de ler em telas e quer economizar uma grana, tem também versão gratuita, em PDF, direto de um drive virtual do próprio autor.
Confira algumas páginas da obra.
Como as imagens acima bem ilustram, Andolfato tem um trabalho impecável pelas mais diversas áreas da Astrofotografia. Vale a pena conhecê-lo! E a obra, que condensa imagens de seis anos de capturas, tem exatamente esta função
Curiosamente, e para espanto de quem sabe bem o quanto as luzes da cidade — também conhecidas como PL (poluição luminosa) — atrapalham as observações astronômicas e os registros astrofotográficos, muitas das espetaculares imagens feitas pelo Andolfato foram obtidas a partir do seu apartamento, em plena zona urbana! Haja técnica para filtrar a PL a ponto de conseguir tirar o melhor de condições tão adversas!
Astrofotografia Prática: obra de referência
Por falar em técnica, no ano passado Andolfato lançou o livro "Astrofotografia Prática" que, como o nome já revela, tem dicas super práticas para quem está iniciando na refinada arte da Astrofotografia.
Este livro é vendido em duas versões que podem ser compradas pelos links abaixo:
- Astrofotografia Prática (versão impressa, 221 páginas)
- Astrofotografia Prática (ebook, 455 páginas)
Tenho as duas versões que, essencialmente, são iguais em conteúdo. O ebook, bem mais em conta, está formatado para melhor se adaptar aos dispositivos móveis. Adoro as duas! A versão impressa está sempre ao alcance das mãos. A eletrônica mantenho na nuvem e, quando levo um "chá de cadeira" não previsto como, por exemplo, num consultório médico, abro-a para folhear e aproveitar o tempo para estudar.
Aqui no blog, no ar desde 2004, tenho inúmeras astrofotografias próprias. Mas a maioria delas feita com técnica muito simples, com uma câmera fotográfica digital semiprofissional fixa num tripé e quase sempre sem nenhum pós tratamento em software.
Não faz muito tempo que comecei a astrofotografar com webcam acoplada ao telescópio (confira meus primeiros passos em astrofotografia com telescópio nestes posts: post 1, post 2 e post 3). Mas devo dizer que o "Astrofotografia Prática" já me ajudou bastante com super dicas, incluindo os principais softwares de captura e tratamento de imagens!
Embora hoje, na web, haja muitos tutoriais escritos e até em vídeo, o "Astrofotografia Prática" vai direto ao ponto e dá as dicas fundamentais para quem está dando os primeiros passos na área não perder tempo neste universo dentro do Universo. Por isso recomendo-a, sem medo de errar!
Você também pode conhecer mais de perto o fantástico trabalho do Rodrigo Andolfato acessando o Blog do Andolfato que é referência na área da Astrofotografia.
O Brasil, fortunadamente, tem muitos astrofotógrafos de destaque internacional. Noutras oportunidades falarei sobre outros deles, seus sites e trabalhos.
Por enquanto, divirta-se (e aprenda bastante!) com o mestre Rodrigo Andolfato!
Este post também está publicado no Física na Veia! no Steemit, também de minha autoria, neste link.
Já publicado aqui no Física na Veia!
- [07/07/2017] Astrofotografia planetária: primeiros passos
- [13/07/2017] Astrofotografia plantária: a saga continua
- [03/11/2017] Astrofotografia: como fazer um mosaico da Lua
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.